Comunistas impedirão retirada do corpo de Lênin do mausoléu

O secretário-geral do partido Comunista da Federação Russa (PCFR), Guenadi Ziuganov, advertiu nesta segunda-feira que os comunistas impedirão qualquer tentativa de retirar o corpo de Vladímir Ilitch Lênin do Mausoléu situado na Praça Vermelha, em Moscou.

Ziuganov declarou à imprensa que a decisão de como se trabalharia com o corpo sem vida do líder da Revolução de Outubro foi aprovada no mesmo congresso, na qual foi criada a Federação Russa.

O dirigente do PCFR se referia ao 2º Congresso dos Sovietes da União, efetuado em 2 de fevereiro de 1924, que deu passo ao nascimento da entidade federativa russa.

"Nós devemos respeitar as decisões de nossos pais e de nossos avós e manter Lênin no Mausoléu, que obedece aos cânones ortodoxos e às tradições russas", assegurou.

"Aconselho todos a visitar as relíquias do santo Il Muromtska em sítios religiosos de Kíev (Ucrânia) e Pskov (Rússia) para que observem como são conservadas essas relíquias", afirmou Ziuganov.

O líder comunista aconselhou também os que trabalham na campanha para transferir os restos de Lênin do Mausoléu, construído especialmente para ele no centro da Praça Vermelha, a se manterem "calmos e quietos".

Ziuganos se perguntou se, em tempos de crise, quando não se tem ainda nenhum problema resolvido, eles se dispunham a organizar uma nova guerra tchetchena na Praça Vermelha. "De nenhuma forma vamos permitir uma tal barbaridade", provocou o dirigente.

O secretário-geral do PCFR comentou dessa forma as recentes declarações do novo ministro russo da Cultura, Vladímir Miedínski, que pouco depois de ser nomeado, em maio passado, se pronunciou a favor de retirar o corpo de Lênin e converter o Mausoléu em um Museu.

Fonte: Prensa Latina