Em ritmo de cordel, Brasil manda recado para regular mídia

Em alguns minutos, brasileiros, representantes da diversidade cultural do país, recitam versos de um cordel que pede a democratização da mídia. Entre eles, a cantora e compositora Leci Brandão, também deputada estadual pelo PCdoB-SP; o jornalista Xico Sá e a jogadora de volei Ana Moser. Assista ao vídeo "A Regulamentação da Comunicação ou A Peleja de Marco Regulatório e da Conceição Pública na Terra Sem Lei dos Coronéis Eletrônicos", produzido pelo Centro Luiz Freire.

Antes do cordel, alguns dão sua opinião. "Uma coisa que não consigo entender o porquê é pautado nos meios de comunicação um padrão. eu gostaria de ver, por exemplo, um nordestino apresentando o jornal nacional. Gostaria de ver uma mulher negra apresentando um programa de variedade", diz Leci Brandão.

Leia também:
Campanha pede a democratização da comunicação
Marilena Chauí debate "Liberdade de Expressão para quem?"

O cordel é construído de maneira coletiva, com base na luta do movimento pela democratização da comunicação. confira um trecho:

Porque tudo é tão igual como as pessoas não são;

Sempre é o mesmo sotaque quem dá a informação;

E se alguém fala oxente, pode ver que é gozação:

Pelo controle remoto, vai de botão em botão, procurando um bom debate, ou uma contradição;

Pense num troço difícii nessa radiodifusão;

Agora, liga teu rádio e presta bem atenção:

Vai girando o pitoquinho, ouvindo cada canção, duvido que tu encontre o som da tua região.

Debate com Marilena Chauí

Em São Paulo, durante o lançamento da Plataforma de Comunicação que será sugerida aos candidatos, haverá um debate com a presença da filósofa Marilena Chauí, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que poderá ser acompanhado ao vivo, pela internet no link: http://www.ustream.tv/channel/pos-tv .

Assista na íntegra o cordel:

Da redação


matéria atualizada às 12h42 em 27/8/12