Geraldo e Luciano lançam propostas específicas para mulheres

A mulher recifense ganhou atenção especial no Programa de Governo do candidato a prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e de seu vice, Luciano Siqueira (PCdoB). Na última sexta-feira (24), representantes dos 14 partidos da Frente Popular entregaram aos postulantes um termo com as propostas para a construção de políticas de gênero para um novo Recife.

Geraldo julio

O evento aconteceu na casa de festas Baile Perfumado, no Prado, e contou com a participação do governador Eduardo Campos. Entre as quase mil mulheres presentes, destaque para a deputada federal e líder do PSB na Câmara, Sandra Rosado (RN) e para a senadora Lídice da Matta (PSB-BA). As secretárias estaduais Cristina Buarque (Mulheres), Raquel Lyra (Criança e Juventude) e Ana Cavalcanti (Esportes) também estiveram lá.

No palanque, Cristina Buarque fez questão de ler todas as propostas elencadas. Após receber o documento, Geraldo garantiu a inserção das ideias no seu Plano de Governo. “Assumo integralmente o que aqui foi proposto e faço isso por princípio. Este conjunto de sugestões foi construído democraticamente, com a participação das mulheres do povo, dos seminários que realizamos e dos 14 partidos que tenho a honra de ter o apoio”, disse.

Além da já anunciada construção do Hospital da Mulher e da implantação do Mãe Coruja Recifense, Geraldo vai criar a Secretaria Municipal da Mulher (hoje é ligada ao Gabinete como Secretaria Especial). Com isso, a pasta ganha orçamento e equipe própria.

“É importante para destacar e garantir a visibilidade da luta da mulher. O que queremos é ter um orçamento, sem dinheiro não se faz políticas públicas”, explicou a senadora Lídice, arrancando aplausos do governador e do público presente.

“A tarefa da construção das políticas de gênero passa pela reconstrução do aparelho de Estado, marcado pelo machismo que exclui as mulheres de diversas áreas. Mais importante do que o reconhecimento da ONU, é o reconhecimento das nossas conterrâneas”, afirmou o líder do PSB, referindo-se ao prêmio da ONU conquistado pelo programa Chapéu de Palha Mulher há cerca de dois meses.

Outro compromisso presente no termo e assumido por Geraldo e pelo vice Luciano Siqueira é o de fortalecer o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e ainda o de criar políticas públicas de gênero, especificamente para mulheres negras, idosas, lésbicas e para as que possuem alguma deficiência.

Na economia, o futuro prefeito se comprometeu a priorizar os programas de geração de renda e emprego para as mulheres chefes de família e criar um programa de capacitação em economia solidária, economia criativa e em empreendimentos formais.

Já para a área de segurança, a ideia é trabalhar de forma integrada no combate ao tráfico de mulheres, à exploração e ao turismo sexual. Para a educação, o programa de gênero prevê a construção de 42 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e o estabelecimento de uma parceria com o governo estadual para a inclusão das mulheres no Programa Travessia, garantindo o ensino médio para quem ainda não o concluiu.

Fonte: Um Novo Recife