SP: Árabes e muçulmanos realizam jantar em apoio a Haddad

O candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi homenageado na última sexta-feira (24) com um jantar no Clube Monte Líbano, pela Federação das Associações de Muçulmanos do Brasil e a Comunidade Árabe de São Paulo.

Entre as 1,5 mil pessoas presentes, havia dezenas de lideranças do mundo político, empresarial e dos movimentos sociais. O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, prestigiou o evento e, mesmo sem se pronunciar, era, além de Haddad, o centro das atenções.

Carregado de simbolismo, o ato foi marcado pela adesão dos seguidores do Islã no Brasil ao candidato petista, cuja companheira de chapa, é a comunista Nádia Campeão, do PCdoB. O imenso salão de banquetes do Clube Monte Líbano foi decorado por um grande painel representando uma Mesquita. A cerimônia foi aberta com a recitação em árabe por um imã da Primeira Surata do Al Corão, o livro sagrado do Islã.

A homenagem foi um gesto explícito de adesão das comunidades árabe e islâmica à candidatura de Fernando Haddad.

Falando em nome da Federação das Associações de Muçulmanos do Brasil, o Dr. Ali Zogbi destacou “o incansável esforço” do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “para estreitar a amizade entre brasileiros e árabes”. Para o anfitrião da festa, “a opção por Haddad é um avanço e uma decisão acertada”. Empresário do setor educacional, Zogbi justificou sua afirmação por considerar Fernando Haddad “o melhor ministro da Educação de toda a história do Brasil”.

O outro anfitrião da festa a tomar a palavra foi o Dr. Riad Yunes, ex-diretor do Hospital do Câncer de São Paulo, hoje no Hospital Sírio-Libanês. Yunes é um dos principais especialistas do Brasil em câncer de pulmão.

Ele falou em nome das comunidades árabes. Lido em tom ameno e coloquial, seu texto – escrito com estilo literário, referências históricas sobre a presença dos árabes e muçulmanos no Brasil, passagens bem humoradas, reflexões sobre valores como a ética, a honestidade, a justiça e a fraternidade e o combate aos preconceitos – elogiou a biografia de Haddad, tratado pelo orador como “nosso candidato à Prefeitura de São Paulo”.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, testemunhou sobre a conduta de Haddad à frente da pasta e destacou o reconhecimento do Estado da Palestina pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fernando Haddad, último a falar, estava visivelmente emocionado ao se pronunciar perante os árabes e muçulmanos, aos quais chamou de “a nossa comunidade”. Ele dedicou parte do seu pronunciamento para se referir aos seus antepassados libaneses, principalmente seu pai e seu avô.

O candidato agradeceu a confiança e reafirmou os princípios que orientam sua ação política: “a honradez, a ética e os sentimentos de justiça social”.

Haddad reafirmou que se inspira no exemplo de Lula, “líder apaixonado pela transformação da sociedade”.Ao agradecer o apoio brindado pela comunidade islâmica e árabe, assegurou que tem “o melhor plano de governo para São Paulo.

Em entrevista ao Vermelho, o presidente da Fearab-SP (Federação de Entidades Árabes Brasileiras do Estado de São Paulo), o advogado Eduardo Felício Elias declarou que Lula “foi o único presidente que visitou praticamente todos os países árabes, como um verdadeiro mensageiro da paz. Na visita à Palestina, as crianças o receberam cantando seu nome no refrão olê, olá, Lulá”. Elias disse ainda que Lula foi o grande camarada da comunidade árabe no Brasil, “estimulando o comércio local nos dois sentidos, tanto no da exportação como no da importação”, conta Elias.

Também presente no jantar, a ex-deputada federal Socorro Gomes, presidente do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e luta pela Paz) disse à reportagem do Vermelho que “é importante a mobilização das comunidades árabe e muçulmana no Brasil em defesa da paz”. Ela lembrou a necessidade de solidariedade ao povo palestino, “massacrado pelo Estado sionista israelense”, ao povo sírio, “sob ataque de mercenários a serviço de potências estrangeiras e sob ameaça de intervenção militar externa por parte do imperialismo estadunidense e seus aliados da Otan”, e ao povo iraniano, “também sob ameaça de agressão por parte dos Estados Unidos e Israel”.

O ato contou com a presença de dirigentes do Partido Comunista do Brasil. Além da candidata a vice-prefeita, Nádia Campeão, prestigiaram a homenagem das comunidades árabe e islâmica a Fernando Haddad, Renato Rabelo, presidente nacional, Socorro Gomes, da Solidariedade Internacional, José Reinaldo Carvalho, secretário de Comunicação, Nivaldo Santana, secretário sindical, Walter Sorrentino, secretário de Organização, Ronald Freitas, secretário de Planejamento, Wander Geraldo, presidente do Comitê Municipal de São Paulo, o vereador paulistano Jamil Murad e o deputado federal pelo estado de São Paulo, Protógenes Queiroz.

Da redação do Vermelho