PCdoB paraense orienta sua militância no curso da batalha

Em nota o presidente do comitê estadual do PCdoB-Pará, orienta sua militância para a nova fase do processo eleitoral 2012 com a entrada dos programas de rádio e televisão. As perspectivas da vitória eleitoral do Partido cresce a cada dia com a intensificação da campanha, aumentando o volume com agendas e atividades dos candidatos do PCdoB rumo a conquista do sucesso do projeto politico dos comunistas no Pará.

Aos membros do comitê estadual, dos comitês municipais e da militância
O Partido Comunista do Brasil – PCdoB, no estado do Pará, marcha para uma importante vitória nas Eleições Municipais de 2012. Em todos os quadrantes há a presença dos comunistas a postos na maior batalha política já enfrentada pelo Partido desde sua reorganização, construindo, com garra e determinação, em cada município, os caminhos de avanços no rumo das mudanças que o Brasil vem trilhando. Trabalhando firme junto com as outras forças políticas democráticas e progressistas para arrancar o Pará da contramão da história.

O PCdoB disputa essas eleições com 439 candidatos a vagas nas Câmaras Municipais, sendo 122 mulheres, em 88 municípios, incluindo todos os municípios polos de todas as regiões, exceto Paragominas. Lançou 12 candidatos (as) a vice-prefeito, destacando Belém, com possibilidades de eleição; e 01 candidato a prefeito em Brejo Grande. O partido apoia 93 candidatos a prefeito no Estado.

Esses números expressam o acerto da política do Partido e o seu crescimento. Constitui-se um importante patamar à ampliação dos espaços políticos do PCdoB, com uma grande vitória em 2012: triplicando o número de vereadores eleitos, elegendo vice-prefeitos, e prefeitos aliados, destacando o resultado positivo em Belém. Indubitavelmente uma vitória na capital com o companheiro Edmilson Rodrigues do PSOL, prefeito, e Jorge Panzera, vice, e de uma bancada de vereadores comunistas, somada aos imprescindíveis resultados dos municípios, recoloca bem o PCdoB em voos maiores nas eleições de 2014: retorno à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal.

Em reunião do Pleno do Comitê Estadual, dia 11 de agosto, fez-se um balanço positivo, considerando os dados acima relatados, do Partido nas Eleições Municipais de 2012. Valorizou o desempenho do coletivo partidário desde seus militantes, candidatos e candidatas, os dirigentes municipais e o papel dirigente dos membros do Pleno, em particular da Comissão Política. Destacou também a necessidade do acompanhamento político e organizativo de todas as candidaturas, principalmente as com maiores possibilidades de vitória.

Após os lançamentos de cada candidatura, a campanha entra em uma importante fase dos programas de TV e rádio, dando maior visibilidade aos candidatos (as), e suas propostas, e maior dinâmica às agendas. É preciso valorizar esse momento aproveitando o máximo possível o tempo do Partido e a imagem de nossas candidaturas. Mesmo que atrasado, ainda é tempo de ajustar a coordenação e o planejamento de campanha; intensificar as visitas com corpo a corpo, reuniões locais e/ou de frentes de atuação; catalogar apoiadores/ multiplicadores de votos; cuidar do visual; preparar desde já a reta final de campanha.

Os Comitês Municipais devem assumir cada vez mais o comando político da campanha. Faz-se necessário vincar os discursos de nossos candidatos a uma plataforma político-eleitoral que considere a gestão democrática, as resoluções dos direitos básicos dos munícipes, o desenvolvimento sócio-econômico-cultural das cidades ligado ao desenvolvimento do país e do Estado. Trabalhar as questões gerais sem deixar de focar as questões específicas de cada eleitorado. Os CMs devem acompanhar enquanto instância de direção o desenrolar das campanhas de cada um dos candidatos comunistas, e atuar junto à coordenação de campanha do majoritário.

A direção estadual está confiante de um grande desempenho partidário e de uma grande vitória nas eleições municipais. Confiante na combativa e determinada militância comunista em campanha, na desenvoltura de nossos candidatos e candidatas, na capacidade de coordenação política e organizativa de nossos dirigentes. Confiante no apoio político e material da sociedade local ao projeto do PCdoB.

Todas e todos estamos construindo essa vitória. Façamos que seja uma vitória histórica.

Jorge Panzera
Presidente do Comitê Estadual do PCdoB-Pará