Feira traz iniciativas para Política de Resíduos Sólidos no país

Entre 2010 e 2011 o aproveitamento de resíduos sólidos, a partir da reciclagem do lixo, cresceu cerca de 70%, e o número de empresas que passaram a monitorar os resíduos em processos de produção subiu de 81,3% para 94,9%. Essas e outras questões sobre reciclagem serão abordadas durante a  7ª edição da ExpoSucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem, entre 11 e 13 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A importância da reciclagem e reutilização dos descartes já não é mais um tema a ser tratado como curiosidade ou alternativa a métodos tradicionais de eliminação do lixo. Reutilizar e reaproveitar tornaram-se práticas essenciais em todo o mundo. A feira surge com a função de indicar novos rumos e fomentar o mercado da reciclagem, limpeza pública e políticas de resíduos sólidos.

O evento será dividido em dois grandes núcleos: Núcleo Reciclagem, voltado para a reciclagem de papel e plástico; e o Núcleo Lixo, com foco central em obter soluções tecnológicas para colocar em prática a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada pelo Congresso em março de 2010, após tramitar durante 19 anos.

Por seu potencial de agregar parceiros e diferentes áreas da reciclagem, a Exposucata & ExpoLixo 2012 estão ainda maiores. Serão 15 mil m² de área interna, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2011, além de 8 mil m² de área externa para demonstrações de equipamentos e 2 quilômetros de pista para test drives. Empresas fabricantes de equipamentos para coleta, acondicionamento, transporte, movimentação, triagem e processamento de materiais recicláveis e resíduos urbanos e industriais em larga escala apresentarão seus produtos e soluções.

Números

A reutilização de materiais passou de 31,3% para 69,2%, de 2010 para 2011. Quando são comparados números sobre a coleta seletiva nas cidades do Brasil, o cenário é positivo: entre 2000 e 2008 o número de municípios que praticam a coleta dobrou. No entanto, esse montante representa somente 19,5% dos municípios praticam separação para reciclagem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Serviço
Exposucata & ExpoLixo 2012
Data: 11, 12 e 13 de setembro de 2012
Horários: das 13h às 20h (exposição) e das 9h30 às 18h (Congresso)
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo

Da redação com informações da assessoria de imprensa