Não Alinhados: Venezuela exige que parem de interferir na Síria

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, solicitou nesta quarta-feira (29) para as potências mundiais deixarem de interferir nos assuntos internos da Síria e felicitou uma iniciativa pacificadora do Irã para proporcionar a reconciliação no país árabe.

Maduro, que chegou nesta quarta-feira a Teerã, como enviado especial do presidente venezuelano, Hugo Chávez, para assistir a 16ª Cúpula dos Países Não Alinhados (MNA), aprovou uma iniciativa para que esse movimento propicie um grupo de contato destinado a solucionar a crise síria. “Antes de tudo, as grandes potências devem entender que tem que deixar de interferir nos assuntos internos dos países e deixar que prevaleçam no mundo a paz, a tranquilidade e a independência”, declarou o ministro sul-americano.


Leia também:

Cuba, Índia e ONU elogiam Cúpula dos Não Alinhados em Teerã

Maduro disse que Caracas favorece uma proposta iraniana para que a nova troika do Movimento dos Países Não Alinhados (Egito, presidente em exercício, Irã, próximo líder do grupo; e Venezuela, sede do encontro) formem o grupo de contato com a missão de encontrar uma solução para a crise em Damasco.

O emissário venezuelano sinalizou que essa iniciativa permitirá que as nações da região contrariarem as intervenções de países estrangeiros, além de que a proposta ajudará a Síria para alcançar uma paz real.

O vice-chanceler iraniano para Assuntos Africanos, Houssein Amir Abdollahian, assegurou nesta quarta-feira (29) que esta nação asiática ofereceu sua proposta para estabelecer o cessar fogo na Síria durante as sessões com especialistas e ministros .

Abdollahian explicou para a imprensa que Teerã defendeu uma trégua a fim de preparar o terreno para um processo de reconciliação nacional na Síria que duraria três meses.
As autoridades iranianas expuseram este plano para o ministro sírio para a Reconciliação Nacional, que assiste à cúpula, e para vários grupos opositores que combatem contra o governo do presidente Bashar al-Assad, indicou Abdollahian.

O funcionário assegurou que também se planteou a iniciativa iraniana ao chanceleres do MNA e será feito o mesmo com os chefes de Estado e de Governo, mas o resultado final da proposta se revelará na conclusão da cúpula, na próxima sexta-feira (31).

Por outro lado, Maduro destacou que o encontro trienal do Movimento dos Países Não Alinhados tem uma importância de primeira ordem e um significado histórico somado por ser realizado no Irã, que descreveu como “um país que trabalha duro e é amante da paz”.

Também apontou que é importante para as nações do mundo, porque está relacionada com temas chave como paz e independência dos Estados, e saudou o trabalho dos 118 países membros a favor de fortalecer a independência de cada um e do grupo em seu conjunto.

O emissário de Chávez previu um resultado frutífero para a reunião de chanceleres, que na tarde desta quarta-feira (29)  desenvolveu sua plenária final com a aprovação de um ambicioso documento que será submetido para a consideração dos governantes.

Fonte: Prensa Latina