Argentina anuncia criação de polo audiovisual

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta quarta-feira (29) a criação de um polo para a indústria audiovisual e um aumento dos recursos destinados à produção de filmes nacionais.

cristina kirchner

A mandatária informou que serão recuperados 120 mil m² na Ilha de Marchi, no extremo sul de Puerto Madero, em Buenos Aires. O local abrigará um espaço de produção cultural.

Ela aproveitou a ocasião para anunciar que, por meio de um decreto, subiu o montante do subsídio ao Incaa (Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais) de 3 milhões de pesos (cerca de 1,4 milhões de reais) para 5,5 milhões de pesos (cerca de 2,4 milhões de reais).

"Temos demonstrado que nestes nove anos fizemos coisas impensáveis", declarou a presidenta, em um ato transmitido por cadeia nacional, no qual estavam presentes importantes nomes do setor cultural.

Cristina explicou que o objetivo é "garantir que as produções nacionais possam competir no mercado local e no internacional". Ela assegurou que a indústria cinematográfica é "uma das mais importantes do país" e que se compara à atividade industrial.

Fonte: Ansa