Atividades da Semana da Pátria começam neste sábado

A judoca piauiense Sarah Menezes, ganhadora da primeira medalha de ouro do Brasil no judô feminino em Olimpíadas, abrirá o desfile de Sete de Setembro na Esplanada, carregando a Tocha Olímpica. No ano passado, a estrela esportiva da festa foi o nadador Cesar Cielo. A Semana da Pátria também marca a abertura do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.

A expectativa é que o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, convidado de honra do governo brasileiro, esteja ao lado da presidente Dilma no palanque das autoridades, juntamente com ministros e representantes dos três poderes. À noite, a cantora portuguesa de fado, Mariza, e a brasileira Roberta Sá farão o espetáculo de abertura do Ano de Portugal no Brasil. Simultaneamente, o cantor Ney Matogrosso deve se apresentar em Portugal.

As atividades da Semana da Pátria se iniciam neste sábado (1), em Brasília. O primeiro evento será a 75ª Corrida do Fogo Simbólico, a partir das 10 horas na Praça do Buriti. Sábado e domingo (2), de 9 às 17 horas, haverá exposição das Forças Armadas, no Parque da Cidade. Também no domingo, às 9 horas ocorrerá a Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes.

Na próxima terça-feira (4), de 16 às 19 horas, será realizado o Baile de Reabertura do Panteão, na Praça dos Três Poderes.

O desfile de 7 de Setembro, na próxima sexta-feira, tem início às 9 horas. Às 11 horas, haverá apresentação da Esquadrilha da Fumaça. No gramado da Esplanada dos Ministérios, serão montadas a Tenda do Circo, que receberá o Festival de Teatro de Rua e Cultura Popular, e a Tenda da Estrela, onde será realizado o Festival Gastronômico.

De 11 às 16 horas, será realizado o Passeio na Praça, com saída e chegada na Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. As cantoras Roberta de Sá e Marisa – cantora de fado – se apresentarão de 18 às 21 horas, no Concerto da Independência, na Torre de TV.

Da redação em Brasília
Com agências