Itália: desemprego entre jovens bate novo recorde

A taxa de desemprego na Itália em julho ficou estável e manteve o mesmo índice de junho, quando alcançou 10,7%, o mais alto desde janeiro de 2004, informou nesta sexta-feira (31/08) o Instituto de Estatística da Itália  (Istat). 

Na Itália, o índice atingiu 10,8% em junho, contra 10,6% em maio, apesar de uma leve queda entre os mais jovens (Foto: AFP)

No entanto, o Instituto revela que a taxa de desemprego juvenil (para pessoas entre 15 e 24 anos) em julho bateu novo recorde. Ela foi de 35,3%, um aumento de 1,3 pontos percentuais em relação a junho. O ritmo de crescimento anual do desemprego nesta faixa etária é o triplo em relação à média geral.

No segundo trimestre do ano a taxa de desemprego nesta faixa etária subiu para 33,9%, 6,5 pontos a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior, tornando-se então a taxa mais alta desde o segundo trimestre de 1993.

Por gênero e região, o Istat concluiu que o maior índice de desemprego juvenil entre os meses de abril, maio e junho foi registrado para entre sexo feminino no sul da Itália: 48%.

Fonte: Domtotal.com