Aldo Rebelo quer limites para marketing nas Olimpíadas do Rio

Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, o ministro do Esporte Aldo Rebelo criticou os Jogos Olímpicos de 2012, alegando que o Reino Unido está "perigosamente perto" de deixar a competição muito comercializada. Presente em Londres para acompanhar a abertura da Paralimpíada, o ministro disse que ficará atento para que tanto os Jogos do Rio 2016 como a Copa do Mundo de 2014 não ultrapassem o nível sustentável de patrocínios e marketing.

Aldo Rebelo quer limites para marketing nas Olimpíadas do Rio - The Telegraph

“Sei que eventos como estes dependem “perigosamente” do marketing, mas é importante manter o espírito das competições. Londres esteve bem perto do limite, mas mostrou que é possível preservar a real intenção dos Jogos. É nossa responsabilidade repetir isso no Brasil, porque Olimpíadas e Copa do Mundo são dois eventos que podem fugir do controle em relação ao marketing”, afirmou o ministro.

O ponto comercial foi um dos mais explorados por Aldo Rebelo em sua entrevista. Para o ministro, é preciso balancear bastante a relação entre a competição e super-comercialização. "Seria muito ruim para a Copa do Mundo e a Olimpíada se as pessoas percebessem que o principal é o lucro. Os dois eventos são muito próximos do marketing comercial, que está tentando se aproximar mais ainda, mas está falhando", comentou.

Ao abordar especificamente sobre os preparativos do Brasil, o ministro afirmou que sediar a Copa do Mundo antes da Olimpíada é benéfico, já que algumas das estruturas feitas para o primeiro evento serviriam para o segundo. Entretanto, acrescentou que há uma larga lista de desafios a serem feitos.

"Nós temos que construir as estruturas para os Jogos, organizar a segurança do público e dos delegados, instalações para o transporte, telecomunicações e organizar o corpo de voluntários, que foi tão lindo e bem feito aqui. Nós temos que trabalhar nos nossos aeroportos também e a questão principal é que não haja nenhuma falha nestas áreas importantes", explicou Rebelo.

O ministro do Esporte brasileiro ainda completou afirmando que os Jogos de Londres ficaram conhecidos pela prestabilidade de seus voluntários e que espera que a cidade do Rio de Janeiro se revele como uma sociedade mais pacífica e tolerante.

Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres fecharam contrato com 63 patrocinadores e apoiadores. Os valores arrecadados pela venda do direito de imagem dos Jogos em produtos oficiais, transmissões e campanhas exclusivas ainda não foram divulgados oficialmente, mas estimativas apontam que o Comitê Organizador (Locog) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) teriam recebido aproximadamente US$ 3,9 bilhões (cerca de R$ 8 bilhões). Uma infinidade de produtos oficiais foi colocada à venda.

Da Redação em Brasília
Com agências