Mais de 180 milhões de chineses recebem pensões

Mais de 180 milhões de chineses receberam suas pensões básicas em agosto, com cerca de 600 milhões de pessoas cobertas pelo sistema nacional de pensão, disse nesta segunda-feira um alto funcionário de seguridade social.

Entre os beneficiários de pensão, 116 milhões são residentes rurais e urbanos que contribuíram para suas próprias contas de pensão, enquanto 70 milhões são aposentados de empresas e de instituições públicas, disse Hu Xiaoyi, vice-ministro dos Recursos Humanos e da Seguridade Social, em um fórum na cidade de Chongqing, sudoeste da China.

O vice-ministro disse que o governo elevará gradualmente o apoio fiscal para novos seguros de residentes rurais e urbanos.

"Estabeleceremos um mecanismo sujeito aos ajustes normais e aumentaremos estavelmente o padrão básico de pensão".

Até 1º de julho deste ano, o seguro de pensão cobria todos os residentes e cidadãos desempregos, disse.

Cerca de 427 milhões de chineses estavam cobertos pelo novo seguro de pensão e pelos sistemas de seguro de pensão social para residentes urbanos até o fim de agosto, de acordo com o Ministério dos Recursos Humanos e da Seguridade Social.

O montante do seguro básico varia entre residentes rurais e urbanos. Alguns residentes idosos rurais podem receber somente uma pensão mensal básica de 55 iuanes (US$ 8,7) enquanto alguns aposentados urbanos podem receber até 7 mil iuanes.

Cerca de 123 milhões de chineses tinham mais de 65 anos até o fim de 2011, cerca de 9,1% da população total, de acordo com os dados oficiais.

Fonte: Rádio Internacional da China