Soldados da Borracha cobram votação de PEC em visita à Câmara

Para pressionar e pedir agilidade na votação da Proposta de Emenda à Constituição que equipara a pensão dos Soldados da Borracha ao soldo dos ex-combatentes de guerra, conhecidos como pracinhas, um grupo de “Seringueiros Soldados da Borracha” visitaram, nesta terça-feira (4), a Câmara dos Deputados.

Soldados da Borracha cobram votação de PEC em visita à Câmara - Richard Silva

Dezesseis Seringueiros Soldados da Borracha do Acre e Rondônia estão em Brasília para participarem da solenidade de inscrição de mais de 65 mil “Soldados da Borracha” no livro dos Heróis da Pátria, em solenidade no Panteão dos Heróis e Heroínas da Pátria, nesta terça-feira.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, recebeu os seringueiros e garantiu esforços para que a matéria seja votada com urgência.

Na oportunidade, a deputada fez um apelo aos parlamentares das bancadas do Norte e Nordeste para que lutem pela aprovação da PEC. “Essas pessoas não podem mais esperar. Precisamos fazer justiça e pagar uma aposentaria digna a esses brasileiros que lutaram pela Pátria e ajudaram no desenvolvimento do Brasil”, defendeu.

Vicência Bezerra da Costa, 80 anos, lembrou emocionada dos 34 anos que morou na região do seringal e do árduo trabalho de extrair látex. E reforçou a fala da deputada: “O Brasil precisa reconhecer nossa luta e garantir uma velhice digna para quem defendeu e lutou pelo Brasil”.

Perpétua Almeida, que relatou a matéria, explicou que de acordo com a proposta, a pensão dos Seringueiros Soldados da Borracha passará de dois para sete salários mínimos. A PEC prevê ainda gratificação natalina no mesmo valor da aposentadoria dos ex-combatentes de guerra. A matéria aguarda para ser apreciada no Plenário da Câmara dos Deputados.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida