Equador retomará diálogo com Reino Unido sobre Assange

O ministro equatoriano das Relações Exteriores, Ricardo Patiño, disse na última terça-feira (4) que retomará esta semana o diálogo com o governo do Reino Unido sobre a situação jurídica do fundador da WikiLeaks, Julian Assange, que está na embaixada do Equador em Londres sob o status de asilo diplomático.

 "Nos próximos dias vamos fazê-lo imediatamente" disse Patiño em declarações à agência de notícias Andes, ao se referir ao pedido realizado na última segunda-feira (3) pelo ministro inglês das Relações Exteriores, William Hauge, de retomar o dialogo "o quanto antes".

O chanceler especificou que os diálogos com o Reino Unido serão retomados esta semana e comentou que "aquele episódio vergonhoso que tivemos que viver, felizmente, acredito que eles o estão aguardando", ao se referir a suposta ameaça deste país de ingressar na embaixada equatoriana para levar o Assange.

O governo do equador concedeu asilo diplomático ao fundador do site WikiLeaks por considerar que não existem garantias de que poderia ser extraditado a um terceiro país, como os Estados Unidos, onde não teria um julgamento com o devido processo e onde correria risco de vida.

Fonte: Ansa