PCdoB vê perspectivas favoráveis nas eleições em capitais
Um balanço divulgado essa semana pelo PCdoB traça um panorama animador das candidaturas comunistas nas 26 capitais brasileiras. A pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições, os candidatos do Partido lideram ou empatam, com sólidas perspectivas de segundo turno, em três importantes cidades: Manaus, com Vanessa Grazziotin; Porto Alegre, com Manuela D’Ávila, e Florianópolis, com Ângela Albino.
Publicado 05/09/2012 17:22

As pesquisas também apontam um cenário favorável em Fortaleza, com Inácio Arruda; Goiânia, com Isaura Lemos, e Macapá, com Evandro Milhomen.
Segundo o secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, o quadro atual indica a real intenção de votos após a veiculação dos primeiros programas eleitorais gratuitos de rádio e TV.
“Esse é um momento definidor porque mostra uma fotografia do real grau das disputas entre os candidatos que de fato têm chances. É natural que tenhamos feito esse exame, que é muito positivo dentro do projeto que o PCdoB traçou. O resultado já era esperado, mas a confirmação disso é um dado muito relevante”, explica.
O PCdoB também exerce um papel importante nas eleições municipais de São Paulo, Salvador, Recife, Teresina, Rio Branco e Belém – com as significativas candidaturas a vice-prefeito de Nádia Campeão, Olívia Santana, Luciano Siqueira, Lázaro do Piauí, Márcio Batista e Jorge Panzera.
“Em Belém, há inclusive a perspectiva de ganharmos a eleição em primeiro turno. Em São Paulo, naturalmente, Haddad está num crescimento consolidado e deve ir para o segundo turno. Em Recife, nosso candidato já foi para o primeiro lugar. E nas demais cidades a situação ainda está em curso. Esse é um resultado bastante alvissareiro.”
O PCdoB também exerce papel de destaque nas disputas eleitorais em cidades de médio porte como Caxias do Sul (RS), Foz do Iguaçu (PR), Jundiaí (SP), Contagem (MG), Barra Mansa e Belford Roxo (RJ) – todas com situações muito positivas. Ainda no projeto comunista estão as reeleições em Juazeiro (BA), Maranguape (CE) e, antes de todas, Olinda (PE). “Essas são situações em que o PCdoB vem sendo prestigiado nas gestões e, consequentemente, estamos com expectativas de vitórias.”
Do ponto de vista partidário, o ousado projeto lançado pelo PCdoB em 2012 abre portas para o futuro. Esse resultado vai se integrar a uma maior representação do Partido na política nacional a partir das eleições desse ano.
“Demos um passo decisivo para nos consolidarmos como uma alternativa própria e sermos uma legenda de apelo que possa atrair importantes lideranças políticas e populares de todos os meios. Isso é um processo progressivo e cumulativo. Minha expectativa é que em 2014 tenhamos muitas chapas próprias de deputados federais e estaduais e que consigamos eleger, com a legenda própria, um número substancialmente maior do que os atuais 14 deputados que temos na Câmara.”
Legislativo
Em todo o país, a projeção do Partido é a eleição de mil vereadores. Nas capitais, a perspectiva é que os candidatos comunistas conquistem até 50 mandatos. O dirigente afirma que o objetivo da legenda é eleger no mínimo um vereador em cada capital. O número pode chegar a quatro em cidades como Salvador (BA), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). “As capitais têm uma importância particular pelo papel que jogam na política local. Isso aumenta a capacidade do PCdoB nesses grandes polos políticos.”
Walter faz um apelo para a importância do momento e atual e conclama o coletivo partidário – dirigentes, militantes e candidatos – a participarem ativamente do processo eleitoral em curso. “Esses trinta dias de campanha é que definem esse futuro porque o povo ainda não está suficientemente concentrado nas eleições de vereadores. Esse esforço é basicamente de mobilizar a militância e os apoiadores para que desenvolvam um amplo trabalho de corpo a corpo em torno dos votos dos vereadores. Nada substitui o trabalho militante e o PCdoB é uma força combativa, unida e presente nos movimentos sociais.”
Mariana Viel,
da Redação do Vermelho