Eliana Gomes defende tarifa e hora social no transporte

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) é autora do Projeto de Lei que torna a Tarifa e a Hora Social no Sistema Integrado de Transportes de Fortaleza (SIT-FOR) em Política Pública em Fortaleza. O projeto foi apresentado no dia sete de agosto, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Coma a aprovação da medida, a Prefeitura de Fortaleza passa a ser obrigada a executar, independente da vontade do gestor, a Tarifa Social nos finais de semana, feriados e datas comemorativas, sendo tal calendário estabelecido anualmente em acordo entre o órgão gestor do transporte público no município e as empresas operadoras.

Segundo o projeto, o valor cobrado na Tarifa Social será de 70% do preço cobrado pela tarifa pública de segunda à sexta-feira no transporte regular (ônibus) do município, valendo para todos os valores cobrados aos usuários ou advindos das gratuidades remuneradas pelo poder publico às empresas operadoras que forem registradas nos dias de vigência do benefício.

Já a Hora Social será implantada de segunda à sexta-feira nos horários chamados ‘fora do pico’ ou ‘entre picos’, sendo que a duração e a frequência diária desses horários serão estabelecidas em acordo entre os órgãos gestores do transporte público.

Segundo Eliana Gomes, a Tarifa e da Hora Social têm impactos variados para o transporte público da cidade. “O principal deles é garantir valores tarifários que estimulem o uso do serviço por mais pessoas rumo a atividades diversas, já justifica sua efetivação como políticas públicas. Como os recentes debates indicam, o povo de Fortaleza merece”, avalia a parlamentar.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)