Dilma diz que redução de energia pode ser ainda maior

Ao anunciar a redução na tarifa de energia para consumidores residenciais e industriais, nesta terça-feira (11), a presidenta Dilma Rousseff disse que a redução pode ser ainda maior que os percentuais já anunciados. Na última quinta-feira (6), em pronunciamento à Nação, a presidenta disse que no início de 2013 os consumidores residenciais terão redução média de 16,2%, e as indústrias, de até 28%.

Dilma diz que redução de energia pode ser ainda maior - Presidência da República

Dilma afirmou que após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluir estudo sobre os contratos de distribuição de energia, a redução na tarifa poderá ser ampliada.

“A partir do início de 2013, os consumidores residenciais vão ter sua conta de luz reduzida em 16,2% e os industriais, entre 19% e 28%. Essas reduções que eu me referi poderão ser ainda maiores quando a Aneel concluir os estudos, em março, e apresentá-los numericamente no que diz respeito aos contratos de distribuição que vencerão entre 2016 e 2017. Portanto, estes números são números que me permitem dizer que eu não estou cometendo nenhum exagero ao afirmar que nós estamos tomando uma medida histórica”, disse.

A diminuição do preço faz parte da estratégia do governo de reativar a economia. Os detalhes da medida foram divulgados em evento no Palácio do Planalto, na manhã desta terça-feira. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que a tarifa de energia mais barata terá um grande impacto na economia, reduzindo custos, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida da população.

Lobão explicou que a tarifa mais barata é resultado da redução de encargos embutidos na conta de luz e da renovação de contratos de concessão.

Em seu discurso, a Presidenta Dilma disse que "o Brasil está, agora, num novo momento do crescimento que implantamos em 2003. Este novo momento exige redução de custos" e alfinetou o governo do “apagão” de Fernando Henrique Cardoso, afirmando que "lembro quando o chamado 'mercado de energia elétrica' não funcionava. Este país mudou".

E garantiu que a redução do custo da energia não vai alterar o atendimento ao consumidor. “Seremos cada vez mais vigilantes na qualidade do serviço", afirmou, acrescentando que "puniremos de maneira bastante clara aqueles que mal gerirem suas empresas".

"Respeito ao consumidor é fundamental e demonstra a maturidade do sistema econômico e institucional do país", disse ainda a Presidenta, para quem "o respeito ao consumidor e a garantia de bom atendimento são essenciais no nosso governo".

Para a Presidenta, a medida vai permitir elevar o nível de investimento público e privado e aumentar a competividade do país. "É crucial para que continuemos distribuindo renda, elevando o emprego e reduzindo a pobreza", explicou a Presidenta, enfatizando que a medida visa a garantir a continuidade do crescimento com inclusão social.

Antes de discursar, a Presidenta assinou mensagem ao Congresso de envio de Medida Provisória sobre concessões de geração, transmissão e distribuição.

De Brasília
Márcia Xavier