China espera que o Irã continue negociação sobre questão nuclear

O presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), principal órgão legislativo da China, Wu Bangguo, expressou nesta terça-feira (11) a esperança de que o Irã possa persistir nas negociações e continue apresentando uma atitude "flexível e pragmática" para promover o avanço das negociações do sexteto sobre a questão da energia nuclear.

Nesta terça-feira, o líder chinês se reuniu em Teerã com o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad. Segundo Wu Bangguo, a China acha que o direito do uso pacífico da energia nuclear deve ser garantido a todos os países.

Para o governo chinês, diálogo e cooperação são vias corretas para resolver a questão nuclear iraniana e não pressões, sanções, e até ameaças militares. A China quer desempenhar um papel construtivo nesta crise.

O presidente iraniano disse que seu país quer resolver o assunto por diálogos e negociações e manter comunicações com outras partes envolvidas. Ele ainda indicou que o Irã está disposto a aprofundar a parceria com a China.

Os Estados Unidos e seus satélites pressionam o Irã porque o país desenvolve um projeto de energia nuclear que, para os imperialistas, é destinado a "fins militares". O país persa desmente as afirmações e reitera que seu programa visa fins pacíficos apenas, porque o país é signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Com informações da Rádio Internacional da China