Museu do Piauí realiza a 6ª Primavera dos Museus

O evento acontece de 23 a 28 de setembro e conta com passeio ciclístico pelo Centro Histórico de Teresina

O Museu do Piauí – Casa Odilon Nunes realiza, de 23 a 28 de setembro, a 6ª edição da Primavera dos Museus em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Este ano, o evento tem como tema A função Social dos Museus.

“Todos os museus do Brasil realizam este evento simultaneamente. É uma boa oportunidade de discutirmos a importância dos museus e sua função de preservar a memória. Esta é uma função que precisa do envolvimento de toda a sociedade para que seja bem realizada”, explicou Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí.

Em Teresina, a abertura da Primavera dos Museus acontece com um passeio ciclístico pelo Centro Histórico da cidade. O passeio terá início às 7h e sairá da Igreja São Benedito, passando pelo Palácio de Karnak, Praça Pedro II, Casa da Cultura (Praça Saraiva), Praça da Bandeira e encerra na Casa Odilon Nunes.

Para Dora Medeiros está é uma excelente ocasião para aliar esporte, cultura e lazer. “Vamos passear pelo Centro cultural da capital aliando esporte, lazer e cultura, despertando nessas pessoas o interesse de conhecer esses prédios, esses museus, a nossa história”, pontuou a diretora.

Além do passeio ciclístico, a programação do evento contará com seminários, oficinas, apresentações teatrais e musicais e exposição de artes visuais, realizadas nos turnos manhã e tarde, até o dia 28 deste mês.

“Toda essa programação abrange a função social do Museu e é uma maneira de mostrar isso à sociedade. O museu é um espaço questionador e dinâmico, altamente educativo e que pode e deve ser uma extensão da sala de aula. Nossas peças, aqui expostas podem ser uma ótima forma de contextualizar o que os alunos aprendem na sala de aula. Inclusive, esse é o intuito de um dos nossos projetos educativos aqui do Museu”, declarou Dora Medeiros.

Os interessados em participar do Passeio Ciclístico da Primavera dos Museus devem efetuar a inscrição no próprio Museu, localizado na Rua Areolino de Abreu, 900 (Praça Marechal Deodoro) ou através dos e-mails [email protected] e [email protected].

Para mais informações sobre o evento: 3221 6027 e 9482 6661.