Ubá (MG) recebe em 2013 Festival Mundial da Arte pela Paz

A cidade de Ubá (MG) sediará a quarta edição do Festival Mundial da Arte pela Paz, em julho de 2013. Promovido pela Academia Internacional de Artes, o festival passou em suas edições anteriores por Atenas, na Grécia; São Petersburgo, na Rússia; e, neste ano, em Pequim, na China. A escolha de Ubá como sede aconteceu no ano passado, mas a apresentação oficial foi realizada na semana passada, em Brasília.

 O festival não tem finalidades lucrativas. Os  artistas participam como voluntários e depois  doam as obras para a realização de um leilão  em prol de programas educacionais, sociais e  culturais do país que recebe o evento.

 Terra natal do saudoso compositor brasileiro Ary  Barroso, Ubá está se preparando para receber  esse grande legado cultural. Serão 15 dias  dedicados a exposições de arte e apresentações  culturais. Estima-se que mais de duas mil  pessoas devam passar pela cidade no período.  “Os artistas vão se hospedar nas casas dos      ubaenses, gerando uma espécie de intercâmbio cultural. É um grande acontecimento para a cidade”, disse o assessor e produtor do Comitê Brasileiro da Arte pela Paz, Airam de Rezende Boa Morte.

Ele promete realizar o maior de todos os festivais, não somente pela participação dos artistas brasileiros, mas principalmente pela convergência entre diversas linguagens e manifestações artísticas, como música, artes visuais, artes cênicas, artesanatos e literatura. Uma das ações para o próximo ano é promover jovens artistas brasileiros e estrangeiros que estão se inserindo no mundo das artes, sem esquecer os que já estão consolidados nesse mercado.

Da redação em Brasília
Com informações do Ministério do Turismo