Polícia Civil: Falta estrutura para combater cibercrime no Brasil

Ao participar da sétima edição do seminário segurança da Informação (Seginfo), realizada no Rio de Janeiro, de 30/08 a 01/09, o delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, criticou duramente a atual estrutura criada no país para combate aos crimes cibernéticos.

Segundo ele, faltam, entre outros problemas, delegacias especializadas,compartilhamento de informações e recursos humanos e financeiros. A situação, pondera ainda o delegado, só tende a se agravar, uma vez que novos usuários estão acessando a Internet.

Wendt também criticou a falta de interação entre os organismos públicos e as empresas especializadas em antivírus, as quais, segundo o delegado, poderiam fornecer relatórios sobre novas atividades dos cibercriminosos. Assim, elas poderiam contribuir para uma maior compreensão sobre o modo de agir dessas quadrilhas especializadas em crimes na Internet.

Da mesma forma, entende que as delegacias estaduais deveriam estar agindo conjuntamente, de forma a compartilhar informações sempre que uma nova quadrilha iniciasse operação num determinado Estado. De posse desses dados, os demais organismos estaduais poderiam se preparar para lançar ações preventivas de combate ao crime.

Essa ação conjunta, salientou ainda Wendt, também ampliaria a capacidade de atuação dos organismos de segurança contra os criminosos, uma vez que o cibercrime não tem fronteira.

O delegado, que trabalha num dos estados mais preocupados com a questão, lamentou ainda a falta de investimentos de outras unidades da federação no combate aao cibercrime. E o problema passa não apenas na ausência de delegacias especializadas, mas principalmente na falta de pessoal qualificado para realizar investigações. O desconhecimento técnico, adverte Wendt, prejudica o trabalho de apuração e pode chegar mesmo a destruição das provas.

CDTV do portal Convergência Digital participou do 7º Seginfo e a partir de hoje começa a publicar uma série de reportagens sobre o tema. Assistam a apresentação do delegado Emerson Wendt, da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: Convergência Digital