Secretário de Defesa dos EUA inicia giro pela Ásia
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, iniciará neste fim de semana seu terceiro giro pela Ásia em menos de um ano. A viagem, desta vez, inclui Japão, China e um país da Oceania, a Nova Zelândia.
Publicado 14/09/2012 17:41
A viagem se destina a realçar a estratégia do presidente americano Barack Obama, de prestar maior atenção à essa área, onde Washington mantém um considerável contingente militar.
O porta-voz do Pentágono, George Little, disse que a visita à China é uma oportunidade para aprofundar o compromisso entre ambas as forças armadas e estabelecer relações confiáveis e seguras, informou a emissora de televisão CNN.
A visita à Nova Zelândia será a primeira de um secretário de estado do país da América do Norte a essa nação em 30 anos.
No Japão, Panetta conversará com seu colega Satoshi Morimoto e com o chanceler Koichiro Gemba, e entre outros temas, discutirão sobre o traslado de aviões V-22 Osprey para a base americana de Okinawa até o fim deste ano.
O Departamento de Defesa e a chancelaria japonesas estão preocupados com a próxima transferência das aeronaves para Okinawa, e assinalaram que a chegada desse tipo de avião, de decolagem vertical, ao território japonês só será permitido quando existirem garantias suficientes sobre a segurança do aparelho.
As objeções dos funcionários japoneses estão baseadas no histórico de acidentes e dificuldades técnicas do Osprey nos Estados Unidos e em outros países pois, desde 1991, sete aparelhos deste tipo caíram, provocando ao redor de 40 mortos.
Fonte: Prensa Latina