SSA: Centro receberá investimentos do PAC Cidades Históricas
Salvador está na lista das 20 cidades que receberão investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, programa do Governo Federal, que é de responsabilidade do Ministério da Cultura. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Roussef durante a posse de Marta Suplicy, a nova ministra da Cultura, nessa quinta-feira (13/9), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Publicado 15/09/2012 10:23 | Editado 04/03/2020 16:17
No discurso, a presidenta disse que a iniciativa deve beneficiar todas as cidades que representam a experiência e a história brasileira e ainda citou a Bahia como um exemplo de diversidade cultural do Brasil que, segundo ela, é o caminho de construção de nossa nacionalidade.
“As nossas cidades históricas, que são museus vivos, têm de ser preservadas, recuperadas e valorizadas, pois guardam em suas ruas e prédios a história de nosso povo. vamos investir para recuperá-las”, declarou Dilma, que informou, ainda, que os investimentos do PAC Cidades Históricas devem somar R$ 1 bilhão. A integra do discurso está disponível na página do Planalto (http://www2.planalto.gov.br/).
O governador da Bahia, Jaques Wagner, foi representado pelo secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, que manifestou satisfação com a presença da capital baiana na lista. Para ele, a medida é fundamental para superar os problemas de patrimônio material enfrentados pela cidade.
O Centro Histórico de Salvador é formado por 80 hectares e abrange os bairros do Pelourinho, Sé e Pilar. A área foi tombada em 1984 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1985.
De Salvador,
Erikson Walla