Em BH, Maria do Rosário diz que prefeito deve entender de pessoas

Pesquisa encomendada pelo jornal Estado de Minas ao Instituto MDA, divilgada neste sábado (15), aponta que a diferença entre o candidato à reeleição pela Prefeitura de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), e Patrus Ananias (PT) caiu para 13,5%.

O levantamento aponta que Lacerda tem 44,3% das intenções de votos na capital mineira. Patrus Ananias, do PT, aparece logo atrás, com 30,8%. A pesquisa ouviu 1050 eleitores entre 11 e 12 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG – 00441/2012.

Os novos números contrariam a pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, no dia 12 de setembro, que indicava uma diferença de 18 pontos percentuais entre os candidatos. Neste sábado (15), antes de iniciar uma carreata pelas principais ruas do bairro São Gabriel, na região nordeste da capital, Patrus afirmou que a pesquisa MDA mostra que a disputa está indefinida.

“A nossa campanha continua crescendo. Estamos consolidando as bases de apoio, ampliando a interlocução com a cidade e apresentando nossas propostas. Todos conhecem a capacidade, na reta final, de crescimento da militância do PT e dos partidos que nos apoiam.”

Ao lado de Patrus, a ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário ressaltou que um prefeito não pode ser “somente um tocador de obras”, tem que entender de pessoas com sensibilidade.

“Patrus é uma pessoa que sempre se dirigiu às pessoas mais ricas, empresários, exatamente da mesma forma com que se dirigiu aos mais humildes. Isso é uma virtude para poucos”, disse a ministra. “Por isso eu vim aqui a Belo Horizonte participar e dizer que no Brasil inteiro há uma torcida imensa para o Patrus ganhar como prefeito, por tudo que ele representa para o povo brasileiro”, declarou.

Maria do Rosário ressaltou o trabalho de Patrus no Ministério do Desenvolvimento Social criando, além do Bolsa Família, a rede dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social).

Segundo ela, as propostas de governo de Patrus em BH estão totalmente sintonizadas com as políticas de direitos humanos e assistência do governo federal: “O programa do Patrus tem um compromisso central com as crianças ao universalizar o atendimento da educação infantil e nas creches. É o mesmo olhar da presidente Dilma com o nosso programa Brasil Carinhoso”, salientou.

Mariana Viel,
Da redação – com informações da assessoria do candidato