Base brasileira na Antártica terá módulos emergenciais

Com o início do verão no continente antártico, a base brasileira começa a receber os módulos emergenciais que permitem a continuidade aos trabalhos dos pesquisadores naquela região. Três navios da Marinha do Brasil e uma embarcação contratada para apoio logístico partem em outubro para o continente gelado a fim de iniciar a remoção dos destroços remanescentes do incêndio que destruiu a Base Comandante Ferraz, em fevereiro deste ano.

Os módulos emergenciais a serem transportados para a Antártica ficarão instalados no heliponto da base brasileira, situada na Ilha Rei Jorge. A medida será possível porque existem outros locais para pousos e decolagens de aeronaves. Esses módulos abrigarão parte dos pesquisadores brasileiros.

Outra parte ficará na Base Câmara, unidade pertencente à Argentina. O país vizinho cedeu o espaço para abrigo de pesquisadores brasileiros e de parcela do chamado grupo-base, constituído pelos militares da Marinha responsáveis pela manutenção e logística do Programa Antártico.

O comandante da Marinha, almirante Julio de Moura Neto, explicou que, dentro dos próximos meses, a base poderia contar com a participação de 60 pesquisadores.

Fonte: Em Questão