China acelerará desenvolvimento de banda larga, diz ministério

A China acelerará o desenvolvimento da internet de banda larga a fim de impulsionar o crescimento econômico e social do país, de acordo com uma nota emitida nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Indústria e Informatização.

Na nota divulgada pelo site do ministério, o vice-ministro Liu Lihua disse que a China visa ter mais de 250 milhões de usuários da banda larga até o final de 2015, com a velocidade de acesso à internet chegando a 20 megabits nas áreas urbanas e 4 megabits nas zonas rurais.

Liu previu que a cobertura do serviço de banda larga nas áreas rurais da China chegará a 95% em 2015.

O vice-ministro pediu que as empresas relevantes intensifiquem o investimento em pesquisa e desenvolvimento para fornecer produtos de alta qualidade a fim de atender as diferente necessidades de pequenas e médias empresas, escolas, famílias e comunidades.

O ministério emitirá mais regulamentos para garantir a concorrência justa e desenvolvimento estável da indústria de banda larga, disse Liu, acrescentando que mais de 100 países já lançaram suas estratégias de desenvolvimento de banda larga.

A China contava com cerca de 505 milhões de internautas até o final de 2011, entre os quais, 150 milhões eram usuários de banda larga, de acordo com os dados da Sociedade de Internet da China.

Fonte: Rádio Internacional da China