Colombianos pedem que povo se manifeste em defesa da paz no país

No próximo dia 8, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano iniciam em Oslo, na Noruega, a mesa de negociações para encontrar uma solução ao conflito armado interno que já dura 50 anos no país.

Colômbia

Nesta data, que marca também o 45º aniversário de morte de Ernesto Guevara, o Movimento Continental Bolivariano (MCB) chama a população de dentro e fora do país, os movimentos pela paz e as organizações sociais a se manifestarem pacificamente nas ruas em apoio à paz com justiça social na Colômbia.

Leia também:
Farc anunciam comissão que negociará diálogos de paz

Em comunicado, a presidência coletiva e a direção geral do MCB asseguram que as Farc sustentaram sempre a bandeira da solução pacífica ao conflito social e armado enfrentado pela Colômbia e que o diálogo não aconteceu antes por responsabilidade dos governos da oligarquia em acordo com o imperialismo, que sempre buscaram a guerra por lucrarem com ela.

O MCB alerta que esta vocação para a paz não significa aceitar a ordem neoliberal e a recolonização imposta pela classe dominante e o poder estadunidense. "Também não equivale a aceitar a desmobilização e a simples inserção legal dentro do um sistema político antidemocrático e excludente, dentro de estruturas econômico-sociais impregnadas de injustiças, exploração e desigualdades, como que as imperam na Colômbia”, deixam claro.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo, estrutura integrante do Movimento Continental Bolivariano, defende uma paz não apenas originada da ausência de guerra, mas que venha junto com um acordo nacional que ajude a superar as causas que originaram o conflito.

Para mostrar sua disposição real em dialogar, o Movimento pede que o governo de Juan Manuel Santos acabe com o fogo bilateral antes de 8 de outubro, para gerar assim um clima menos tenso e mais propício aos debates e aos acordos.

Fonte: Adital