MP-SP apura relação de incêndios com interesse imobiliário

Em declaração à imprensa, publicada nesta quarta-feira (19), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo informa que está investigando se há origem comum entre os incêndios em favelas paulistanas, por suspeita de que o fogo esteja sendo provocados por grupos interessados em tirar vantagem econômica dos terrenos.

De acordo com declaração do promotor da área de Habitação e Urbanismo José Carlos Freitas "éÉ curioso notar que esses incêndios têm acontecido, de forma geral, em lugares onde há forte interesse do mercado imobiliário". 

Para Freitas, embora os incêndios sejam justificados por condições como falta de umidade e precariedade das moradias, a explicação não é lógica. "Outras favelas que têm a mesma estrutura de construção também estão sujeitas à falta de umidade, mas os incêndios não têm acontecido com essa frequência em regiões mais distantes", compara.

Leia também:

Favela do Moinho: Gestão Kassab é intimada por atraso em obra

Além disso, o promotor constata que, normalmente, são áreas nas quais se pretende construir empreendimentos não só habitacionais, mas também empreendimentos comerciais, especialmente, onde há obras públicas a serem implantadas. "A área criminal [do Ministério Público] está preocupada com a essa coincidência", disse.

Uma das atribuições da Promotoria de Habitação e Urbanismo é acompanhar o destino dado às famílias que são desalojadas em decorrência dos incêndios. "Ao longo dessas investigações, quando detectamos alguma prática criminosa, nós encaminhamos para a Promotoria Criminal para que ela apure as causas e se há alguma atividade orquestrada para incêndios dessa natureza", afirmou.

Incêndios

Na segunda-feira (17) um incêndio na favela do Moinho, região da Santa Cecília (centro de São Paulo) matou uma pessoa e deixou cerca de 300 pessoas desabrigadas. Um morador usuário de drogas foi preso suspeito de colocar fogo no barraco onde morava após discutir com o companheiro, que morreu carbonizado.

De acordo com estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), dos últimos incêndios que ocorreram neste ano na cidade de São Paulo, nove foram em áreas que aumentaram seus valores no mercado imobiliário. I

Por exemplo, a região em que está localizada a favela de São Miguel Paulista, na zona leste, que foi incendiada no final de agosto, teve a maior valorização imobiliária da capital, em apenas dois anos a alta foi de 214%.

Outras comunidades também estão na “mira” do mercado imobiliário. Na favela do Morro do Piolho, no Campo Belo, zona sul, destruída pelo fogo no dia 3 de setembro, o aumento do metro quadrado foi de 117%. Já na área em que está a Vila Prudente, ao lado do Sacomã, na zona leste, a valorização foi de 149%.

A pesquisa da FIPE também revela que as áreas que possuem mais favelas são as que têm menos incêndios. Na zona sul paulistana, nos distritos do Capão Redondo (com 93 favelas), Grajaú (com 73), Jardim Ângela (com 85) e Campo Limpo (com 79) não houve nenhum incêndio. Essas áreas aglomeram mais de 21% das favelas da capital e são as mais desvalorizadas pelo mercado imobiliário.

Com agências