Presidente sírio aceita iniciativas para solucionar crise

O presidente sírio Bashar al-Assad acolheu nesta quarta-feira (19) todas as iniciativas para encontrar uma solução para a crise na Síria, reafirmando que a chave para o êxito de qualquer uma delas está na sinceridade das intenções de ajudar o povo.

As declarações do presidente foram dadas ao receber Ali Akbar Salehi, o ministro de Relações Exteriores do Irã e a delegação que o acompanha.

Al-Assad enfatizou a importância de continuar o trabalho entre os dois países e continuar a coordenação dos esforços bilaterais para colocar um fim a essa crise e manifestou o agradecimento de seu povo aos esforços iranianos nesse sentido.

Na reunião foram abordados aspectos do encontro realizado por Salehi em sua recente visita ao Cairo, onde se realizou uma reunião de intercâmbio entre ministros de relações exteriores da Turquia e do Egito, com a ausência do ministro da Arábia Saudita, para encontrar uma solução pacífica à crise na Síria.

O presidente Al-Assad afirmou que seu país está aberto a negociações que respeitem a soberania, a liberdade de escolha do povo sírio e o repúdio à ingerência externa, agregando que a batalha que se trava atualmente está dirigida contra o sistema da resistência e não só contra a Síria.

Também foi abordado na reunião o fortalecimento da cooperação bilateral em todos os âmbitos, o que contribuiria para que os povos dos dois países superassem as dificuldades e os obstáculos que as sanções impostas causam a ambos os países.

Salehi reafirmou o apoio ilimitado de seu país aos esforços do governo sírio para restabelecer a segurança e estabilidade, depois das importantes reformas adotadas anteriormente e que responderam às demandas populares.

Anteriormente, o chanceler iraniano se reuniu com o ministro de relações Externas e Emigrantes, Walid al-Moallem, para examinar a agenda bilateral e os últimos acontecimentos na região.

Fonte: Prensa Latina