Resultado da eleição na Venezuela interessa a toda América Latina

Os resultados das eleições presidenciais na Venezuela, que ocorrem no próximo 7 de outubro, diz respeito a toda América Latina e decidirão o avanço emancipador no continente, afirmou, nesta terça-feira (18), o jornalista argentino Carlos Aznarez.

Venezuela

O também diretor do jornal alternativo Resumen Latinoamericano, ressaltou que para a América Latina é fundamental o triunfo de Hugo Chávez nas eleições, porque seu governo está impulsionando, como nunca antes, a integração regional.

Leia também:
Fidel Castro está lúcido e trabalhando, garante seu filho

À Agência Venezuelana de Notícias (AVN), Aznarez explicou que Chávez “iniciou um discurso no qual inclui todos os países latino-americanos e ajudou muitíssimo na integração”.

Como exemplo, o analista lembrou a criação da União das Nações Sul Americanas (Unasul) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Para Aznarez, na América Latina a “liderança de Chávez é imprescindível”, já que permite o questionamento de organismos da região “que estavam, e alguns deles ainda persistem, aliados ao império”.

Ele ressaltou ainda que um dos principais desafios que Chávez terá em seu próximo governo é “aprofundar o processo revolucionário, como o próprio Hugo Chávez disse”.

Aznarez destacou a necessidade de seguir avançando rumo ao socialismo e enfrentar “dois inimigos sinistros de todos os processos revolucionários, que são a burocracia e a corrupção. Ninguém duvida que Chávez esteja decidido a terminar com isso”, assegurou.

Por fim, Aznarez destacou que na Argentina a candidatura de Chávez “tem um bom eco nos setores populares argentinos e na classe média também” e assegurou que, se pudesse, o povo argentino votaria em Chávez.

Da Redação do Vermelho,
com AVN