Da 25 de Março ao Bixiga, Jamil amplia campanha no centro de SP

A campanha à reeleição do vereador Jamil Murad, do PCdoB, voltou a mostrar força no Centro de São Paulo. Na manhã desta terça-feira (18), ao apostar no contato direto com o eleitorado e participar de atividades “corpo a corpo” na área central da cidade, Jamil recebeu inúmeras demonstrações de apoio à sua candidatura.

A agenda começou na rua mais movimentada do Brasil, a 25 de Março, ícone do comércio popular. Ao chegar à região, através da Ladeira Porto Geral, o vereador foi recebido por lideranças locais e dirigentes do Sindicato dos Comerciários de São Paulo. À frente do grupo estava Isabel Kausz, diretora do sindicato, que justificou o voto no candidato: “Jamil sempre esteve ao lado do comerciário e demonstrou isso com seu apoio à regulamentação dessa profissão”

Mais de 30 apoiadores se somaram ao animado mutirão pelas lojas da 25 de Março. Em vários estabelecimentos, a ação de Jamil na Câmara em defesa dos comerciantes foi elogiada. “Lutamos para ampliar os direitos desses trabalhadores e denunciamos a violência contra o comércio de rua”, diz Jamil. Ele é um dos autores da Lei 15.499/11, que permite o funcionamento de estabelecimentos comerciais em imóveis cujo alvará ainda se encontra em fase de regularização.

Cantinas e feira livre

Já no Bixiga, Jamil começou as visitas pela Cantina Roperto, onde conversou com funcionários. Em seguida, o vereador reencontrou amigos e apoiadores de outras cantinas tradicionais, como Cosmo Gagliardi, da centenária Capuano, e Walter Taverna, da Conchetta. O vínculo entre eles se estreitou ainda mais no começo do ano, quando Jamil ajudou o Bixiga a se livrar dos apagões que atingiam a região – e que deixavam residências, restaurantes, salões de beleza e colégios sem luz.

Procurado por uma comissão de empresários e lideranças locais, o vereador exigiu que a AES Eletropaulo trocasse imediatamente a fiação elétrica do Bixiga e desse fim aos incessantes desligamentos de energia. Até hoje, ao andar nas ruas do bairro, Jamil recebe mensagens de agradecimento. Segundo o parlamentar, “se o problema dos apagões não fosse resolvido a tempo, até a realização da tradicional Festa de Nossa Senhora Achiropita estaria sob risco”.

Ainda nesta terça, Jamil fez caminhada na feira livre da Rua Cardeal Leme, onde pelo menos 15 feirantes apoiam sua candidatura. A atividade contou com a participação de componentes da Vai-Vai, de lideranças da comunidade da Bela Vista e de dirigentes do PCdoB. Conhecida como “feira da Vai-Vai” – já que seu percurso se inicia junto à quadra da mais famosa escola de samba paulistana –, a feira da Cardeal Leme faz jus ao Projeto de Lei 140/11, de autoria de Jamil. A medida propõe que feiras livres de São Paulo sejam declaradas patrimônio histórico cultural.

“A melhor campanha”

Ao fim da agenda eleitoral, Jamil declarou que nunca uma candidatura sua havia sido tão bem acolhida por moradores, empreendedores, estudantes, trabalhadores e lideranças da região. “Esta é, sem dúvida, a minha melhor campanha no Centro”, afirmou o vereador. Um dos principais comitês de Jamil se situa na região central, mais precisamente no número 292 da rua Dr. Luis Barreto, no coração do Bixiga.

Informações da assessoria da campanha de Jamil Murad