Equador inicia processo para garantir eleições em 2013

Seis dos 11 grupos políticos do Equador aprovaram, nesta quinta-feira (20) a revisão de suas relações de eleitores pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para poder participar das eleições presidenciais.

Informes locais detalham que o Partido Social Cristão se converteu no sexto dos grupos majoritários da nação que passaram por esse teste do CNE para poder se registrar e concorrer às eleições em 2013.

O CNE adotou esta medida após a detecção da falsificação de dados de filiações e assinaturas dos eleitores, que fizeram mais de 103 mil denúncias em todo o país por essa causa.

Até a data, já aderiram ao processo que visa o exercício democrático de 17 de fevereiro de 2013 o Movimento Aliança PAÍS, Ruptura, o Partido Sociedade Patriótica, Criando Oportunidade (CREO) e Avança.

Dezenas de movimentos regionais também foram aprovados, com isso, poderão concorrer no próximo ano.

Para sábado (22) está prevista uma marcha em vigília democrática, convocada pela Aliança PAÍS, contra a intenção de líderes partidários de que suas agrupações políticas sejam inscritas sem o respaldo popular exigido pela Constituição.

Com informações da Prensa Latina