Visita de Wen Jiabao eleva relações sino-europeias, diz chanceler

O premiê chinês, Wen Jiabao, terminou nesta quinta-feira (20) sua visita a Bruxelas, onde participou do 15º encontro entre líderes chineses e europeus. Na viagem de retorno, o chanceler chinês, Yang Jiechi, afirmou que a visita de Wen foi frutífera, além de muito significativa.

O premiê chinês participou pela décima vez consecutiva do encontro, em sua terceira visita oficial à Bélgica. Os líderes participantes fizeram uma retrospectiva do desenvolvimento das relações sino-europeias nos últimos dez anos e discutiram o futuro dos laços bilaterais, dando ao mundo sinais da continuidade da realização de diálogos e cooperações.

Durante o encontro com líderes europeus, Wen Jiabao ressaltou a importância do encontro periódico. Segundo ele, as cooperações entre o país asiático e a Europa não só trouxeram benefícios práticos a ambos, mas também impulsionaram a paz e a estabilidade, o desenvolvimento sustentável do mundo, e a inclusão entre as civilizações oriental e ocidental.

Wen Jiabao pediu que China e Europa elevem a confiança mútua, reforcem a comunicação e a consulta e materializem os consensos alcançados para preservar melhor os interesses comuns. Para ele, as relações sino-europeias terão um futuro brilhante caso as duas partes sigam no caminho certo.

Quanto à crise de dívida soberana, Wen Jiabao ressaltou o apoio chinês à União Europeia. Segundo ele, a China vai participar do processo de resolução do problema através dos meios adequados. Ele disse esperar que o bloco encontre o equilíbrio entre o aperto das políticas fiscais e a meta de crescimento econômico para injetar nova força à recuperação da economia europeia.

O chanceler chinês Yang Jiechi revelou que o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, chegaram ao consenso de que o apoio e a colaboração chinesa são essenciais para a recuperação e a retomada do crescimento da economia europeia. Os interesses do país asiático e do continente estão estreitamente ligados.

O premiê chinês apresentou várias propostas para as cooperações pragmáticas bilaterais. Entre elas, a ampliação das colaborações nas áreas de comércio e investimentos, inovação científica e tecnológica, construção de infraestrutura e finanças.

Wen Jiabao manifestou também a preocupação chinesa com o lançamento de investigações antidumping pelo bloco sobre células fotovoltaicas produzidas na China. Ele disse esperar uma resolução adequada do problema via diálogos e consultas.

De acordo com Yang Jiechi, os líderes europeus aplaudiram as sugestões apresentadas por Wen Jiabao sobre o impulsionamento das relações bilaterais. Eles expressaram o desejo de participar da elaboração do programa de cooperações de longo prazo em diversas áreas.

Fonte: Rádio Internacional da China