Tibete receberá 10 milhões de turistas neste ano

A Região Autônoma do Tibete, no sudoeste da China, deve receber mais de 10 milhões de turistas este ano, batendo um novo recorde nesse sentido, informou um funcionário de turismo local.

Os turistas gerarão uma receita de 12 bilhões de iuanes (US$ 1,89 bilhão), ou 17% do Produto Interno Bruto (PIB) da região, segundo Yu Yungui, chefe do comitê do Partido Comunista do departamento de turismo da região.

Yu disse que mais de 7 milhões de turistas domésticos e estrangeiros visitaram o Tibete entre janeiro e agosto, alta de 25% em termos anuais. A receita de turismo nos últimos oito meses aumentou 30% anualmente, para 7,5 bilhões de iuanes.

Yu atribuiu o boom de turismo às atividades de viagem neste ano, que destacam os temas cultura tibetana e beleza natural, como montanhas, paisagens com neve e luz solar.

Publicidades em grande escala e diversos festivais, como o Ano Novo Tibetano, também ajudaram a atrair turistas.

O Tibete localiza-se no Planalto Qinghai-Tibete, uma área cuja maior população é da etnia tibetana e que destaca a cultura budista. Os destinos turísticos mais populares incluem o Monte Qomolangma, o mais alto no mudno, o lago sagrado Nam Co e os sítios de patrimônio do budismo tibetano como o Palácio Potala, Templo Jokhang e a Zhaxi Lhunbo Mosteiro de Xigaze.

Cerca de 300 mil pessoas na região trabalham no setor de turismo, com os ativos fixos superando 25 bilhões de iuanes, de acordo com as estatísticas governamentais.

O número de turistas que visitam o Tibete vem crescendo 30% anualmente em média nos últimos cinco anos. No ano passado, mais de 8,69 milhões de visitantes chegaram ao Tibete, levando uma receita de turismo de 9,7 bilhões de iuanes. As autoridades esperam receber 15 milhões de turistas anualmente em 2015.

Fonte: Rádio Internacional da China