Xi Jinping: China quer solução pacífica para conflitos marítimos
O vice-presidente chinês, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira (21) em Nanquim, sul da China, que o país defende com firmeza sua soberania, segurança e integridade territorial, mas prefere resolver as disputas com os países vizinhos através de negociações amistosas.
Publicado 21/09/2012 15:46
Xi Jinping fez tal afirmação ao participar, no mesmo dia, na cerimônia de abertura do Fórum de Comércio Livre China – ASEAN.
Xi lembrou que a história recente do país foi marcada por muitos desastres, por isso, o povo chinês reconhece a importância da paz, estabilidade e desenvolvimento.
O governo persiste no caminho do desenvolvimento pacífico, na política de abertura, com benefícios recíprocos, e no princípio de boa vizinhança com os restantes países asiáticos. A China nunca procurou, nem pretende atingir a hegemonia.
Na mesma ocasião, ele ainda disse que a China e a Associação das Nações Sudestes da Ásia (ASEAN, na sigla em inglês), abrangem uma população de 1,9 bilhão de pessoas e a zona de comércio livre beneficia ambos os lados e impulsiona a integração dos países que fazem parte da ASEAN.
Ele espera que até 2015, o valor das trocas comerciais entre a China e este grupo de nações possa atingir os US$ 500 bilhões.
Fonte: Rádio Internacional da China