Uma história de luta por dias melhores

“Outros outubros virão, outras manhãs plenas de sol e de luz…”

Daniel Dias*

Beleza, galera!

É com muita alegria que saúdo os 28 anos da União da Juventude Socialista!

Fundada em 22 de setembro de 1984, a UJS, maior organização juvenil do nosso país, é uma entidade combativa, aguerrida e defensora dos direitos da juventude, do Brasil e do Socialismo.

Foi na UJS que conheci o verdadeiro sentido da palavra “solidariedade” e onde aprendi que vale a pena lutar. Com muito orgulho assumi entre 2008 e 2011 a tarefa de presidir a UJS em Montes Claros e, posso afirmar sem sombra de dúvidas, foi o período em que mais cresci política e pessoalmente. Foi quando tive a oportunidade de, junto com a incansável militância da UJS, balançar as estruturas e combater a mesmice e a prática do “toma lá, dá cá”, características da velha política montesclarense.

Nas grandes vitórias da juventude da nossa cidade, entre elas a meia-entrada, o Restaurante Universitário (RU) da Unimontes, o meio-passe no transporte coletivo urbano, o Dia Municipal da Consciência Negra, está o DNA da UJS. E nada caiu do céu, foram conquistadas com muita vontade, disposição, suor e, como no dia 24 de abril de 2008, com sangue dos melhores filhos e filhas de nossa terra. A moçada da UJS é o combustível da mudança, jovens comprometidos com a transformação da realidade, pessoas que, com atitude e irreverência, se dispõem a construir uma Montes Claros mais humana e mais jovem.

Costuma-se dizer que a UJS é uma escola de socialismo. Sem discordar de tal afirmação, acrescento que a UJS é uma verdadeira escola de vida.

Parabéns a cada uma e a cada um que acorda mais cedo e dorme mais tarde lutando por dias melhores, construindo o novo. Porque o novo sempre vem!

Viva a União da Juventude Socialista!

* Daniel Dias, 30 anos, é sociólogo. Foi presidente da União da Juventude Socialista em Montes Claros entre 2008 e 2011. Foi presidente do DCE Unimontes em 2009. É candidato a vereador pelo PCdoB em Montes Claros-MG.