Vice-chanceler japonês visita China para discutir tema das ilhas

China e Japão realizarão consultas sobre o estado das relações bilaterais, em especial sobre o tema das ilhas Diaoyu. O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, confirmou nesta segunda (24), em Pequim, que o vice-chanceler japonês, Chikao Kawai, estará hoje e amanhã na China para discutir com o vice-chanceler chinês, Zhang Zhijun, a disputa pela soberania das ilhas, que elevou a tensão entre os dois países.

Segundo o porta-voz chinês, a visita de Chikao Kawai foi requisitada pelo Japão. A China "manterá sua solene posição no temas das ilhas" durante o encontro, disse Hong Lei. E deve exigir do Japão a correção das suas ações erradas, completou.

No começo do mês, o Japão decidiu comprar várias ilhas desse arquipélago para, em seguida, nacionalizá-las, sem levar em conta a defesa da China e a sua soberania sobre esse território.

"Instaremos os japoneses a que ratifiquem seu erro e façam esforços para melhorar os vínculos entre nossos dois países", disse o porta-voz, em sua habitual reunião com a imprensa.

A visita do vice-chanceler é a primeira tentativa diplomática de aliviar a presentre crise. Antes do anúncio do encontro, a Administração estatal de Oceanologia havia comunicado que duas unidades guarda-costeiras da China entraram em águas do arquipélago de Diaoyu para continuar a patrulhar esse território.

Segundo a imprensa chinesa, a chancelaria japonesa também está tentando marcar um encontro entre os chanceleres dos dois países durante a realização da assembléia da ONU, em Nova Iorque.

Com agências