China já tem o seu primeiro porta-aviões

O primeiro porta-aviões chinês, nomeado "Liaoning" foi entregue nesta terça-feira (25), ao comissariado da Marinha, em um estaleiro de navios em Dalian, nordeste do país. No mesmo dia, o capitão, o comissário político e mais de mil tripulantes do porta-aviões fizeram sua primeira aparição pública. O porta-aviões "Liaoning" continuará os testes científicos e treinamento militar após da entrega.

A cerimônia de entrega foi realizada às 10 horas de terça-feira. O secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, Hu Jintao, que também é o presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, autografou uma bandeira do Exército de Libertação Popular (ELP) e um certificado de denominação à unidade naval que recebeu o porta-aviões.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, leu uma carta de congratulações em nome das autoridades centrais. Ele disse que o primeiro porta-aviões do país em serviço será "de importância significativa e de longo alcance nas aspirações do patriotismo, espírito nacional e na promoção das tecnologias de defesa nacional". Após a cerimônia, Hu Jintao e Wen Jiabao inspecionaram o porta-aviões e conversaram com tripulantes.

"A embarcação Liaoning é a reutilização do antigo porta-aviões Variag, que começou a ser construído em 1983, tempo em que o Kuznetsov, atual porta-aviões russo, entrou na construção. Segundo a norma daquela época, a capacidade destes dois portas-aviões é de 67 mil toneladas. Mas a construção parou em 1991, ano do colapso da União Soviética. Em 2005, o porta-aviões Variag foi reformado em Dalian. Desde agosto do ano passado até agosto deste ano, o porta-aviões Liaoning fez com sucesso dez ensaios no mar."

Zhang Zhen, nascido em 1969, foi nomeado como capitão do primeiro porta-aviões da China e Mei Wen, nascido em 1965, como comissário político. Eles receberam educação superior e possuem também experiências de trabalho de base. Zhang Zhen teve ainda uma parte da sua educação no Reino Unido. Como o capitão do primeiro porta-aviões da China, Zhang disse estar muito orgulhoso.

"Sinto-me orgulhoso, porque este é o maior navio de combate da China. Ao mesmo tempo, estou com responsabilidade e pressão. Acho que a primeira qualidade para ser o capitão de um porta-aviões é possuir uma abundante experiência no comando e gestão de navios de guerra de grande escala. Além disso, ele precisa ter conhecimentos plenos sobre aviação além de saber como coordenar as relações entre pessoas e administrar equipamentos de grande porte, especialmente o tratamento adequado da questão de segurança."

Na realidade, não são somente os líderes que possuem experiência educacional superior, mais de 98% dos mil tripulantes têm licenciatura, entre os quais, mais de 50 pessoas receberam diplomas de mestre e doutor.

Segundo especialistas, a Marinha chinesa vai realizar também uma série de testes ao porta-aviões, como por exemplo, o teste sobre a função no ambiente de operação real.

Fonte: Rádio Internacional da China