Argentina pede diálogo e desmilitarização ao Reino Unido

A presidenta argentina, Cristina Fernández, pediu nesta terça-feira (25) em Nova York ao governo britânico que dialogue sobre a questão colonial das Ilhas Malvinas e que desmilitarize o Atlântico Sul, preservado até hoje como uma região de paz.

Cristina fez a exortação durante sua intervenção na 67ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) com um discurso no qual repudiou também as ameaças lançadas pelo FMI contra seu país.

Ela lembrou que em janeiro de 2013 serão completados 180 anos da captura das Ilhas Malvinas por parte do Reino Unido e sublinhou que Londres não só aumentou seu empenho em colonizar o arquipélago como se nega a discutir o tema.

Não pedimos que nos digam que temos razão, mas que se sentem à mesa para dialogar, cumprindo numerosas resoluções da ONU e também que se disponham a desmilitarizar o Atlântico Sul.

Hollande continua retórica anti-Síria

Ao mesmo tempo, François Hollande, presidente da França, disse em seu discurso que apoia a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, mas em seguida reiterou a retórica do imperialismo contra os governos da Síria e do Irã.

Em sua intervenção, o presidente manifestou a intenção de apoiar a incorporação de vários países como membros permanentes do Conselho, mencionando entre eles a Alemanha, o Japão, a Índia e o Brasil.

Em seu discurso, o chefe de Estado francês fustigou mais uma vez o governo da Síria, presidido por Bashar al-Assad, conclamando a "comunidade internacional" a apoiar os bandos armados e mercenários que lutam para derrubar o governo sírio.

Fonte: Prensa Latina