Eleições: A cidade vai até aonde a educação for, afirma Pelegrino

Na segunda-feira (24), o candidato a prefeito de Salvador Pelegrino (PT) e sua vice Olívia Santana (PCdoB) participaram de Encontro, no Hotel Fiesta, que marcou o lançamento dos 13 pontos de educação para Salvador.

A presença do candidato da coligação “Todos Juntos por Salvador” no evento marcou um compromisso de Pelegrino com o setor.

Abaixo, conheçam os 13 pontos da educação discutidos e de fendidos pela coligação "Todos Juntos por Salvador":

1. Salvador Carinhosa

Com o apoio do Governo Federal, Pelegrino irá ampliar o número de creches de 73 para 138. O número de escolas para as crianças em bairros populares será ampliado e haverá a implementação da Educação Integral. Será universalizada a formação escolar de crianças entre 4 e 5 anos, oferecendo a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de um projeto referencial de Educação.

2. Salvador do Saber

No modelo da Cidade do Saber implantada em Camaçari em 2007, Pelegrino irá construir em Pau da Lima um centro de conhecimento e inclusão social, com capacidade de atender diariamente cerca de 5.000 jovens e adultos, este será um grande espaço com atividades de cultura, arte, esporte e música.

3. CEU – Centro Educacional Unificado

A escola tem que dar a possibilidade de nossas crianças construírem um futuro melhor. Pelegrino construirá estes ambientes preparados para acompanhar o desenvolvimento do Pequeno Cidadão desde a Creche, passando pela educação infantil. Vamos criar 02 CEU, um e Cajazeiras e outro no Subúrbio.

4. Quero ler minha cidade

Vamos assegurar a alfabetização plena das crianças de 6 a 8 anos com estratégias sociopedagógicas e o incentivo à interdisciplinaridade. Dessa forma, meninos e meninas poderão fazer leituras, escrever, realizar as quatro operações e conhecer os elementos fundamentais para compreender a nossa cidade.

5. Salvador Coração do Brasil

É preciso educar para a boa convivência e respeito com as diferenças e com os Direitos Humanos. A escola deve celebrar a diversidade étnica, de gênero, de geração, de orientação sexual, sócio-cultural, religiosa e, sobretudo, promover a Educação inclusiva (pessoas com deficiência).

6. De geração em geração

Vamos erradicar o analfabetismo em Salvador. Iremos ampliar para 100.000 as vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, para que estes jovens e adultos possam se inserir no mundo do trabalho, a EJA também será articulada à Educação Profissional.

7. Caminho do Trabalho

A Educação profissional tem que estar vinculada às vocações da nossa cidade. Por isso, vamos articular vários cursos às necessidades de desenvolvimento social, ambiental e econômico de Salvador, além de garantir aos nossos estudantes a orientação profissional ainda no final do Ensino Fundamental II. É preciso inserir os nossos jovens no mundo do trabalho! Para isso, em 04 anos iremos disponibilizar 100 mil vagas para a Educação Profissional.

8. A cor da cidade

Salvador é a cidade mais negra do país, são necessárias políticas que superem uma história de discriminação e opressão vivida pelas pessoas afrodescendentes de nossa cidade, Pelegrino vai ampliar os estudos sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e relações etnicorraciais, orientado pelas leis nº 11.645/08, 9.394/96 e 10.639/03, promovendo nas escolas convivência, o respeito entre todos.

9. Acarajé com Raio Laser

Vamos inserir nossas escolas e nossos alunos na sociedade do conhecimento! Pelegrino sabe que o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação-TIC são muito importantes para permitir aos estudantes e comunidade maior interação, interatividade e construção do seu próprio conhecimento através da internet. Para isso, vamos implantar internet gratuita (Wi-Fi) em praças da cidade, reestruturar o Núcleo de Tecnologia Municipal – NTM e vamos garantir, junto com Governo Federal: Um Computador por Aluno e Tablets para Professores, além de oferecer aos educadores formação continuada para o trabalho pedagógico com as TIC.

10. Bairros Educadores

Uma cidade que educa é aquela que ensina, protege e valoriza toda a sua beleza e diversidade. Vamos atuar com a sociedade civil e fortalecer a formação da nossa população. Cada escola deve ser um ponto de cultura e um espaço de referência para o seu bairro. É preciso abrir a unidade escolar para pais, alunos, funcionários e professores fortalecendo a Arte-Educação, Esporte e Lazer. As unidades escolares, as praças, teatros, museus, templos, terreiros, igrejas e praias também terão apoio da Prefeitura para serem espaços voltados para a educação não-formal e para a socialização de conquistas tecnológicas, como a internet.

11. Salvador Superior

A prefeitura de Salvador, na gestão de Pelegrino e Olívia, vai estar articulada com os Governos Estadual e Federal para ampliar a oferta de cursos superiores nos bairros populares de Salvador, por meio de universidades públicas, gratuitas, laicas e socialmente referenciadas. E vai articular com o Governo Federal a abertura de polos da Universidade Aberta do Brasil – UAB. Vamos suprir a demanda pela Educação Superior da primeira capital do Brasil!

12. Ao mestre, com carinho

Temos que fortalecer políticas voltadas para valorização do profissional da educação através da formação continuada. Pelegrino e Olívia sabem da importância do papel dos trabalhadores da educação para o futuro de gerações e para o desenvolvimento sustentável do nosso país, por isso apresenta ações especiais para o fortalecimento dos trabalhadores:

– Reestruturação do Plano de Carreira dos professores, garantindo a carreira e o cumprimento integral da Lei do Piso Nacional e demais avanços progressivos.
– Reestruturação da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico a fim de oferecer formação continuada e incentivar práticas pedagógicas inovadoras e estimulantes.
– Construção de programas de prevenção às enfermidades laborais. É preciso zelar pela saúde dos profissionais da Educação!

13. A cidade vai até aonde a educação for

Nelson Pelegrino e Olívia Santana vão recuperar e dar manutenção às escolas: infraestrutura, equipamentos, material didático, merenda de qualidade, farda e transporte. Implementaremos um sistema de Gestão Democrática com eleição de Diretores Escolares e reorganização das CR. Organizaremos Fóruns Municipais permanentes e nos orientaremos pelas decisões das Conferências de Educação para a construção dos Projetos Político-pedagógicos. Vamos fortalecer a Música nos nossos currículos e incentivar o desenvolvimento de talentos, iremos realizar Festivais Estudantis de Música.

Fonte: Portal Soupelegrino13