Russomanno e Serra desistem de participar de debate na Record

A Rede Record informou, nesta quarta-feira (26), por meio de uma nota, que o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, previsto para a próxima segunda-feira (1°), foi cancelado.

De acordo com a nota da emissora, a campanha de José Serra (PSDB) não respondeu aos convites para as negociações sobre as regras do debate.

Além disso, diz a nota, o candidato Celso Russomanno (PRB) não poderá comparecer porque, de acordo com a coordenação de sua campanha, na mesma data, por previsão médica, deve nascer seu filho.

A nota justifica que com a ausência, "o debate previsto para acontecer com os oito candidatos, sem a participação de dois entre os três mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, ficaria prejudicado em sua dinâmica e não cumpriria seu papel de informar o eleitor e discutir ideias para a cidade de maneira ampla e democrática".

Confira a íntegra da nota:

"A Rede Record informa que o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, previsto para ser realizado no próximo dia 1º de outubro, está cancelado.

Durante todo o processo de negociação do encontro entre os candidatos, os responsáveis pela campanha de José Serra não responderam aos convites para a negociação de regras e acordos do debate. Os convites foram feitos de acordo com a legislação eleitoral e protocolados na sede do partido do candidato, na coordenação de Campanha e na Justiça.

O candidato Celso Russomano também não poderá comparecer ao debate porque, de acordo com a coordenação da campanha, na mesma data, por previsão médica, deve nascer o seu filho.

O debate previsto para acontecer com os oito candidatos, sem a participação de dois entre os três mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, ficaria prejudicado em sua dinâmica e não cumpriria seu papel de informar o eleitor e discutir ideias para a cidade de maneira ampla e democrática.

Desta forma, a Record decidiu não realizar o debate no primeiro turno da eleição em São Paulo.

O Grupo Record informa, ainda, que realizou duas sabatinas com os todos os candidatos à Prefeitura e um debate com os candidatos a vice-prefeito, com transmissão pela Record News e pelo Portal R7, sempre com a ausência de José Serra e de seu vice após insistentes convites feitos aos representantes do seu partido, conforme documentos protocolados. O vice de Russomano também não esteve no debate por razões médicas.

A Rede Record, que já havia reservado o horário em sua programação e definido investimentos técnicos e cenográficos, lamenta a impossibilidade de participação de todos os candidatos. E reafirma o desejo de realizar o encontro em caso de segundo turno nas eleições paulistanas".