São Luís do Maranhão é destaque na Semana do Brasil na França

Ações aconteceram entre os dias 17 e 24 e apresentaram a diversidade do Brasil para jornalistas, formadores de opinião, profissionais e público final

Semana do Brasil na França

A cidade de São Luís foi destaque em terras francesas. A realização da “Semana do Brasil na França”, que terminou na última segunda-feira (24) com a Lavage de la Madeleine, expôs nossa gastronomia, música, história e nossas manifestações populares. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, avaliou positivamente o evento, frisando a comemoração dos 400 anos de São Luís.

“Na 11ª edição do evento, que tem por objetivo mostrar aos franceses um pouco da nossa diversidade cultural, levamos para as ruas de Paris o Boi Barrica, em homenagem a fundação dos 400 anos de São Luís do Maranhão”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino.

Segundo o presidente, a Embratur participa do evento para divulgar a diversidade do Brasil e motivar os estrangeiros a visitarem o país. “A união de outros componentes aos atrativos turísticos faz com que mostremos nosso diferencial diante de outros destinos. Não só no evento de segunda-feira, mas em todas as ações da última semana, reforçamos o conceito de que o Brasil é um lugar de experiências únicas”, explicou Dino.

Reconhecendo a importância da França como 7º maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, a Embratur aproveitou a realização de diversos eventos importantes no país para lançar a “Semana do Brasil na França”.

A iniciativa incluiu coletiva para imprensa, workshops sobre as cidades – com destaque para Salvador, que foi o destino anfitrião da edição –, reuniões exclusivas entre destinos e profissionais, além do “Vivência Brasil”, quando os convidados assistiram a apresentações culturais e experimentaram a gastronomia brasileira.

No dia seguinte (18), o Brasil iniciou sua participação na International French Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo da França, que seguiu até o dia 21 de setembro, em Paris. A novidade desta edição foi que, além do grande estande institucional, com a presença de co-expositores, o Brasil também esteve presente no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à cultura.

“As cidades homenageadas foram Olinda (PE) e São Luis (MA), que comemoram, em 2012, 30 e 15 anos, respectivamente, como Patrimônios Culturais da Humanidade pela Unesco”, ressaltou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto.

Resultados positivos

Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, a “Semana do Brasil na França” foi marcada pelos resultados positivos. “Atingimos nosso objetivo, que era incrementar a promoção turística do Brasil, inserindo novos conceitos, que ressaltam a nossa diversidade”. Ele também ressaltou a abrangência do alcance dos eventos realizados. “Apresentamos destinos brasileiros para jornalistas, formadores de opinião, profissionais e o público final”, finalizou Lomanto. Entre os destinos, São Luís teve destaque por sua cultura e por ser o ano de 4º centenário de fundação francesa da capital maranhense.

Perfil do turista francês

De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de Lazer e 25% por motivo de Negócios, Eventos e Convenções.

Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil, tanto por motivo de Lazer, quanto por motivo de Negócios, é de 17 dias. Quando o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia quando vem a Lazer, e US$ 94,45 quando nos vistam para realizar Negócios ou participar de Convenções e Eventos.

Zeca Baleiro no Ano do Brasil em Portugal

Da França para Portugal. A cultura maranhense também esteve presente no Ano do Brasil em Portugal, sendo representada pelo cantor e compositor Zeca Baleiro. O evento, que contou com o apoio da Embratur, teve início no último final de semana.

Cerca de 90 mil pessoas participaram de shows, mostras de arte, exposições, presença de chefs de cozinha brasileiros e exibição de filmes nacionais em diversas cidades portuguesas.