Síria: Forças da oposição convocam conferência

Forças políticas sírias fizeram um chamamento pela realização de uma conferência única e unida da oposição, sem exclusão de nenhuma parte, informou nesta quinta-feira (27) uma fonte oficial.

A agência de notícias árabe síria Sana aborda a convocação feita em Damasco pela Conferência de Partidos e Forças da Mudança Democrática Pacífica, para impulsionar o lançamento de um diálogo nacional e rechaçar a ingerência externa.

Um comunicado do grupo ao término do encontro indica que trabalharão com rapidez pelo estabelecimento de uma mesa de diálogo nacional, da qual participarão todas as partes envolvidas na crise nacional, representantes comunitários e populares de todos os setores sem nenhuma exclusão.

Inclusive, o comunicado afirma que no caso de surgimento de qualquer convocação semelhante, seja por parte da oposição, seja por parte do governo, “nos incorporaremos à mesma sem condições prévias.

A declaração final mostra que foram alcançados vários acordos sobre instalação da mesa de diálogo para chegar a uma saída segura para a crise e a uma mudança democrática pacífica e global.

O texto abordou a formação de comitês de acompanhamento dos resultados do encontro e o envio de uma série de cartas ao Conselho de Segurança, ao gabinete do enviado da ONU na Síria, Lakhdar Brahimi, à Rússia, à China e à Comissão da União Europeia e a inúmeras organizações de direitos humanos.

Ao intervir no foro oposicionista, Fateh Jamus, presidente da Corrente do Caminho pela Mudança Pacífica, afirmou que esta reunião fortalece o caminho da mudança como estratégia, os meios para uma saída segura da crise nacional e assentar as bases para uma mudança democrática pacífica e chegar à reconciliação nacional.

Os resultados da Conferência, indicou, refletem as aspirações, interesses e tendências de uma ampla massa do povo que não foi atraída por nenhuma das partes implicadas na violência.

Prensa Latina