França está com economia estagnada há três meses

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da França foi nulo (0%) no segundo trimestre de 2012 em relação ao precedente, segundo dados publicados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INSEE). Gastos públicos maiores e investimentos de empresas compensaram uma queda nos gastos das famílias e uma balança comercial negativa.

Trata-se do terceiro trimestre consecutivo de crescimento nulo, destacou o INSEE, que lembrou que em 2011 o aumento do PIB foi de 1,7%. O objetivo do governo francês, que hoje apresentará no Conselho de Ministros seu projeto de orçamento para 2013, é alcançar 0,3% de crescimento do PIB no conjunto de 2012.

Já a dívida pública do país aumentou 43,2 bilhões de euros e alcançou assim 91% do PIB durante o segundo trimestre de 2012. O total da dívida bruta do país ficou em 1,83 trilhões de euros. O aumento do segundo trimestre significa uma alta de 1,7% em relação ao trimestre anterior.

A leitura final do Produto Interno Bruto (PIB) da agência de estatísticas nacional INSEE confirmou uma leitura inicial de crescimento zero, marcando o terceiro trimestre consecutivo de estagnação para a segunda maior economia da zona do euro.
Esta semana, também foi anunciado que o número de desempregados ultrapassou os 3 milhões.

Com agências