Iniciativas marcam Dia Nacional e Internacional do Idoso

No dia Nacional e Internacional do Idoso, 1º de outubro, o Conselho Estadual do Idoso (CEI) vai entregar o Prêmio José Ramos de Queiroz. A solenidade acontecerá a partir das 8h, no Auditório do Ministério Público, localizado no bairro Nazaré, em Salvador.

Na ocasião, serão homenageados o Centro de Convivência de Pessoas Idosas da Prefeitura de Jacobina e a professora doutora Rosário de Menezes, da Escola de Enfermagem da UFBA. Os premiados foram escolhidos pelos membros do CEI pelo trabalho desenvolvido em favor da pessoa idosa. A premiação foi instituída pelo CEI em 2007, como forma de incentivar pessoas e instituições que lutam pela causa do idoso na Bahia.

Ainda em comemoração a data, no dia 2 de outubro será realizada uma mobilização de enfrentamento à violência contra os idosos no Terminal da Lapa, centro da cidade. A ação terá início às 9h. Na oportunidade serão distribuídos panfletos de conscientização na tentativa de orientar a população baiana contra os casos de violência.

Dando continuidade às comemorações, no dia 3 haverá um dia de esporte e lazer para os idosos da comunidade de Nordeste de Amaralina. O evento acontecerá na Praça de Eventos, às 8h, com atividades recreativas que promovem qualidade de vida para essas pessoas.

Além das realizações dos eventos dos dias 1,2 e 3 de outubro, acontecerá no dia 5 do mesmo mês, a II Marcha da Pessoa Idosa, com o tema “Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno da População Baiana”, com início às 14h, no Campo Grande em direção à Praça da Sé.

As comemorações, que tiveram início no dia 19 de setembro, serão encerradas no dia 25 de outubro com apresentações de talentos. O evento “ARTE EM CENA – Talentos da Maturidade” acontecerá na Casa do Comércio, às 14h. As inscrições para as apresentações devem ser feitas pelo telefone (71) 3234 -4523.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro