Instituto Datafolha divulga novas pesquisas nas capitais
O Instituto Datafolha divulgou na noite da quinta-feira (27) uma nova rodada de pesquisas eleitorais em capitais.
Publicado 28/09/2012 09:25
De acordo com o instituto, em São Paulo as intenções de voto no candidato Celso Russomanno (PRB) tiveram uma acentuada queda, de 35% para 30%, embora este permaneça em primeiro lugar.
O levantamento também indica que Fernando Haddad (PT) foi de 15% a 18% e está em empate técnico com José Serra (PSDB), que oscilou de 21% para 22%.
Serra continua sendo o campeão em rejeição (45%). Russomanno também registra rejeição elevada, de 22%, mesmo índice de Soninha (PPS) e Paulinho (PDT).
Recife
O candidato do PSB a prefeito de Recife, Geraldo Júlio, conquistou mais oito pontos percentuais em duas semanas e alcançou 42% das intenções de voto.
Segundo o Datafolha, o tucano Daniel Coelho oscilou três pontos no mesmo período, de 19% para 22%, e ultrapassou numericamente o petista Humberto Costa, que caiu de 23% para 17%.
Considerando somente os votos válidos, Geraldo, com 47%, ficaria a três pontos percentuais, mais um voto, de vencer no primeiro turno.
Porto Alegre
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), ampliou sua vantagem na corrida eleitoral na cidade.
Ele apareceu com 47% das intenções de voto, quase o dobro da segunda colocada, Manuela D'Ávila (PC do B), que registrou 24%.
A coligação liderada por Fortunati conta com partidos como o DEM e o PPS e objetivamente representa setores que vão do centro à direita.
Rio de Janeiro
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, mantém a liderança nas intenções de voto na cidade, de acordo com o Datafolha.
De acordo com o levantamento, Paes tem 55% das intenções de voto, ante 19% de Marcelo Freixo (Psol). Ambos oscilaram positivamente um ponto percentual em relação à pesquisa anterior, há duas semanas.
Belo Horizonte
O petista Patrus Ananias reduziu a vantagem do prefeito Marcio Lacerda (PSB) na disputa eleitoral em Belo Horizonte (MG), mas não o suficiente para evitar a reeleição do candidato ligado ao senador tucano Aécio Neves.
Segundo a sondagem, Lacerda caiu de 49% para 45% das intenções de voto em duas semanas, enquanto Patrus oscilou de 31% para 32% no período.
A nove dias da eleição, a diferença de 13 pontos foi a menor verificada pelo Datafolha na capital mineira desde a primeira série de pesquisas, feita em julho.
Curitiba
O candidato Ratinho Junior, do PSC, assumiu a liderança isolada na disputa pela Prefeitura de Curitiba, mostra pesquisa Datafolha.
O deputado federal e filho do apresentador do SBT aparece com 32% das intenções de voto, deixando para trás, na segunda colocação, com 25%, o atual prefeito da cidade e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB).
No levantamento anterior, nos dias 10 e 11 deste mês, Ratinho tinha os mesmos 32%, ante 26% de Ducci, o que indicava um empate técnico, apesar da vantagem numérica do candidato do PSC.
Fortaleza
Com 24% das intenções de voto, Elmano de Freitas (PT) aparece pela primeira vez à frente na corrida para a Prefeitura de Fortaleza.
Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o candidato apoiado pela atual prefeita Luzianne Lins (PT) está tecnicamente empatado com Roberto Cláudio (PSB), com 19%, e Moroni Torgan (DEM), com 18%.
Com informações da Folha de S.Paulo