Na tribuna da Alepe, Luciano comemora a vitória dos bancários
O deputado Luciano Siqueira (PCdoB) comemorou nesta quinta-feira (27), da tribuna da Assembléia Legislativa, a vitória dos bancários que após movimento grevista obtiveram um reajuste de 7,5% em seus salários e retornaram ao trabalho. A exceção foram os funcionários do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste que ainda mantém a paralisação.
Publicado 28/09/2012 10:18 | Editado 04/03/2020 16:56
“Aqui desta tribuna, em diversas oportunidades, nós temos destacado legítimos movimentos grevistas de diversas categorias profissionais que, muito correta e oportunamente, no instante em que o país reaquece sua economia, amplia sua atividade econômica, amplia as oportunidades de trabalho e acumula renda, reivindicam sua fatia nesses resultados, exatamente pleiteando melhoria salarial e melhores condições de trabalho”, disse Luciano ao iniciar seu discurso.
Ele destacou ainda que no caso específico dos bancários “é mais do que justo que se pretenda melhorar a remuneração de uma categoria que dá sua contribuição para que o sistema financeiro opere no país. Sobretudo, tendo em conta que a despeito da queda progressiva dos juros os bancos continuam operando com lucros fantásticos e não têm se eximido de manter taxas de serviços elevadas”.
A expectativa do parlamentar comunista é de que aos poucos, “como tem pugnado a presidenta Dilma”, o sistema bancário brasileiro se adapte à nova realidade de uma política de juros baixos, “parte decisiva de uma redefinição da política macroeconômica que venha efetivamente concentrar no estímulo, no fomento à produção em detrimento da usura, invertendo a equação que predominou em nosso País em anos recentes, sobretudo, na chamada Era FHC”, enfatizou.
Ao finalizar sua intervenção, Luciano reafirmou que “a vitória dos bancários que nós celebramos neste instante tem a ver com interesses específicos de uma categoria e com a luta para que o País possa continuar se desenvolvendo com sustentabilidade, praticando uma política de juros baixos que se aproxime das grandes economias do mundo”.
Fonte: Site de Luciano Siqueira