Jovens com Haddad ocupam as ruas de SP na reta final do 1º turno

Ocupar os espaços públicos e as redes sociais para apresentar as propostas do candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e ganhar os eleitores paulistanos que ainda estão indecisos. Esta é a principal orientação dos jovens que compõem o núcleo de estudantes da campanha do candidato da coligação Para Mudar e Renovar São Paulo (PT, PCdoB, PSB e PP).

Por Mariana Viel, da Redação do Vermelho

Neste domingo (30) um grupo de cerca de 80 estudantes se reuniu no salão de festa do prédio do próprio candidato a prefeito para definir a panfletagem do material de campanha na reta final do primeiro turno das eleições. A reunião também foi acompanhada pela internet por estudantes dos bairros Jabaquara, Paraíso e São Mateus.

Além de Haddad, o evento teve a presença da ministra da Cultura e ex-prefeita de SP, Marta Suplicy, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, do deputado Carlos Zarattini e do militante histórico do partido Ricardo Zarattini.

Aos estudantes, a ministra da Cultura falou sobre suas experiências de campanha e incentivou o grupo a contatar parentes e amigos próximos para apresentar as propostas de Haddad. Marta ressaltou que o programa de governo proposto pela coligação é resultado de um amplo debate com lideranças da capital e de técnicos de diversas áreas.

Em entrevista ao Vermelho, a ex-prefeita exemplificou que, na capital carioca, a injeção de recursos do governo federal – através dos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff – possibilitou importantes avanços. Segundo ela, além da má qualidade da administração paulistana, que governa a cidade há oito anos, a falta de integração municipal com programas federais resultou em uma situação complicada para a cidade.

“Uma eleição como a que temos hoje, com um candidato competente e que tem um plano de governo e sabe a importância de buscar os recursos de bons projetos nacionais para a nossa cidade, vai poder fazer muita diferença. Por isso votamos em Fernando Haddad e Nádia Campeão.”

Também ao Vermelho, Haddad afirmou que o encontro funciona como combustível para impulsionar a última semana do primeiro turno das eleições. “Acho que é uma semana decisiva e nós estamos muito preparados para ela. Ver a juventude ligada em ideias, em propostas e em projetos me enche de esperança. Não é uma pessoa, um partido, ou um símbolo, é um conjunto de ideias e o significado que cada uma delas representa na cabeça para as pessoas que conseguem enxergar uma nova São Paulo. Tenho certeza de que essa juventude consegue enxergar que nossa cidade tem muito mais potencial do que essa administração explorou. E que esse potencial será desenvolvido no nosso governo, inclusive com a participação deles.”

Estudantes com Haddad

As reuniões do grupo – que possui uma fan page no Facebook chamada Estudantes com Haddad Prefeito 13 – começaram ainda no início da campanha com um pequeno grupo composto por jovens militantes do PT. A ideia inicial era realizar panfletagens nas portas de escolas e faculdades. No decorrer da campanha, a adesão de estudantes não filiados ao partido, mas comprometidos com o programa de governo do candidato das forças progressistas da capital, expandiu a atividades do grupo para outros espaços públicos como portas de metrôs e a periferia da capital.

Na tarde deste domingo (30) os estudantes se concentraram em frente ao Masp, na Avenida Paulista, para aproveitar o público que se concentrou para acompanhar o último dia da exposição de Caravaggio.

O estudante de Direito Marco Aurélio Purini – um dos idealizadores do grupo – explicou que conforme o dia da votação se aproxima aumenta também o interesse das pessoas que acreditam que São Paulo pode se tornar uma cidade diferente. “Cada pessoa que está aqui sabe da importância de ganharmos a Prefeitura de São Paulo e construirmos uma nova política. Temos que aproveitar todo o tempo para conversar e convencer os eleitores que ainda estão indecisos.”

Para o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a movimentação da juventude se repete em todo o país. Ele afirma que esse cenário de engajamento contrasta com a informação de que os jovens não se interessam pela política. “Os jovens não querem a política viciada dos cabos eleitorais e dos políticos corruptos. Mas querem dar sua contribuição para este momento muito rico que o país vive de aprofundamento da democracia, de inclusão de milhões de pessoas na cidadania. Hoje é uma participação de entusiasmo na campanha eleitoral, mas tenho certeza que passado o processo eleitoral esta mobilização vai continuar para apoiar as mudanças aqui em São Paulo e os avanços que o Brasil pode ter com a presidenta Dilma e os nossos aliados.”

O estudante de Direito Frederico Haddad – filho do candidato e também um dos organizadores do grupo – afirmou que a receptividade das ruas tem sido grande e que nas ruas eles percebem um grande interesse da juventude em discutir os problemas da cidade.

Ele explicou que desde que seu pai deixou o Ministério da Educação para se dedicar à construção do programa de governo, tem acompanhado mais de perto as discussões dos problemas das cidades. “Com o começo da campanha, parei de aprender só ouvindo e estou aprendendo ouvindo e conversando com as pessoas. A militância que está hoje nas ruas está vendo os problemas de perto e com certeza poderá lutar para ajudar a resolvê-los.”

Todas as fotos: Estudantes com Haddad Prefeito 13/ Luna Zarattini