Manaus: Artur Neto lidera com 36%, Vanessa aparece com 28%

O candidato do PSDB à prefeitura de Manaus, Artur Virgílio Neto, segue líder com 36% no levantamento do Instituto Diário de Pesquisa (IDP) divulgada neste sábado (29) pelos jornais Diário do Amazonas e Dez Minutos. Em segundo lugar aparece Vanessa Grazziotin (PCdoB), que tem 28% das intenções de voto.

. - Página da candidata

Na última pesquisa de Manaus, divulgada pelo Ibope dia 20, a comunista e o tucano estavam empatados com 29% cada, e em um segundo turno Vanessa levaria com 43%, contra 39% de Neto. No levantamento de hoje do IDP, o ex-senador inverte o quadro e ganharia  53%, contra 44% de Vanessa.

A pesquisa divulgada neste sábado mostra Henrique Oliveira (PR) e Serafim Corrêa (PSB) em empate técnico, com 12% e 11%, respectivamente. Sabino Castelo Branco (PTB) tem 6% e Pauderney Avelino (DEM) tem 4%.

Luiz Navarro (PCB), Herbert Amazonas (PSTU) e Jerônimo Maranhão (PMN) não chegaram a 1% – atingiram 0,8%, 0,5% e 0,3%, nesta ordem. Brancos, nulos e os que não votariam em nenhuma das opções somaram 3%.

O IDP entrevistou 1.066 eleitores em 63 bairros de Manaus entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa está registrada no TRE-AM sob o número 00030/2012 e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Rejeição

Uma novidade nesta segunda sondagem do Instituto Diário de Pesquisa (IDP) é o índice de rejeição dos candidatos que lideram a preferência do eleitorado. Nesse quesito, Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Arthur Neto (PSDB) aparecem tecnicamente empatados, com 27% e 26%, respectivamente.

O candidato Sabino Castelo Branco (PTB), que obteve a maior rejeição na primeira pesquisa do IDP, caiu para terceiro lugar, de 25% para 18%. O ex-prefeito Serafim Corrêa vem logo em seguida, com 11%, número bem abaixo dos 20 pontos percentuais registrados em agosto. Luiz Navarro (PCB) também teve crescimento na rejeição, passando de 5% para 6%.

O candidato do PR, Henrique Oliveira, que tinha o menor índice de rejeição entre os candidatos no levantamento de agosto, manteve a mesma colocação este mês. Pauderney Avelino (DEM) também registra baixo índice de rejeição: 2%, o mesmo de Jerônimo Maranhão (PMN).

Para o coordenador da pesquisa do IDP, Edmilson de Araújo Silva, o crescimento da rejeição de Vanessa pode ser explicado pela maior exposição da candidata, com presença mais efetiva nas ruas e a história da agressão, que gerou uma batalha jurídica com o candidato Arthur Neto. “Esses dois fatores podem ter contribuído para aumentar a rejeição da candidata. Ela entrou de maneira mais contundente na disputa e isso contribui”, disse Edmilson Silva.

Comentários sobre a pesquisa

A candidata Vanessa Grazziotin r disse que recebu o resultado “de forma serena” e que está feliz com os números que a colocam no segundo turno. “Tudo indica que eu estarei no segundo turno e tenho que agradecer muito”, disse. Para Arthur, a pesquisa reflete o momento político destas eleições.

Os candidatos Henrique Oliveira (PR), Serafim Corrêa (PSB) e Sabino Castelo Branco (PTB), que ocupam, nesta ordem, a terceira, quarta e quinta posições, questionaram os dados e disseram apostar em uma “surpresa” no dia do pleito.

Da redação, com agências