Facebook admite exclusão de ato anti-Russomanno e restaura página

A rede social Facebook no Brasil admitiu ter deletado o evento "Amor Sim Russomano Não", na segunda-feira (1º), quando o mesmo foi criado por ativistas paulistanos, na internet. Sem dar detalhes, a rede social afirmou ao Vermelho que foi uma exclusão indevida feita pela ferramenta, mas que o evento já havia sido restaurado.


imagem: divulgação

Segundo relato dos organizadores, o evento chegou a ser publicado novamente pelo mesmo usuário logo depois dele ter sido excluído. Instantes depois, novamente foi varrido da rede. Então, um terceiro evento foi criado em nome de outro usuário. Enquanto isso, a informação da chamada censura circulou pelos feeds.

Leia também:
Evento "Amor Sim Russomanno Não" ganha as redes sociais

Logo foi criada uma campanha para pedir que todos os simpatizantes ao evento também criassem outras páginas do evento para que ele não sumisse da rede. E dezenas de páginas do evento surgiram.

O Facebook possui uma política de segurança onde é possível relatar e denunciar páginas, perfis e eventos de forma anônima. Qualquer um pode fazê-lo. Há muitos relatos na rede sobre manipulação de dados, ora com aviso de que o usuário infringiu alguma regra, ora sem saber de onde partiu a manipulação ou o porquê da mesma.

Neste caso, não houve qualquer aviso: "Ontem o Facebook deletou, sem qualquer aviso ou satisfação, as duas convocações para o Festival Amor Sim Russomanno Não. Problema algum… a solução é simples: Para que criar UM evento quando podemos criar MIL? Então o convite dessa manhã é para todo mundo virar cúmplice e criar o seu próprio evento do "Amor Sim Russomanno Não" e compartilhar", diz uma mensagem compartilhada pelos ativistas no Facebook.

A assessoria de imprensa da campanha do candidato à prefeito Celso Russomanno (PRB) também foi procurada. Indagada se havia o conhecimento sobre o evento e se haveria algum posicionamento sobre o mesmo, declarou que sim tinha conhecimento do Festival mas que não se pronunciaria sobre. Quando questionada se a campanha do candidato pelo PRB teria feito qualquer denúncia sobre o evento ao Facebook, a linha caiu. Após muitas tentativas, a reportagem conseguiu falar novamente com a assessora que negou qualquer envolvimento com o fato.

Milhares de pessoas já confirmaram presença no ato político, apartidário, mas que pretende ser uma espécie tribuna onde todos terão chance de se manifestarem politicamente sobre os problemas da cidade.

Tudo acontece na véspera do primeiro turno das eleições municipais em todo país, no domingo (7). Em São Paulo, o candidato do PRB aparece em primeiro lugar nas pesquisas, apesar de apresentar tendência de queda nos últimos levantamentos divulgados.

Deborah Moreira
Da redação do Vermelho